O mar esteve sempre presente na vida deste homem, um dos que mais contribuiu para sensibilizar as pessoas para a preservação da fauna e da flora marinhas. Graças a Jacques Cousteau, o mar e as suas profundezas foram sendo revelados ao mundo: através dos seus documentários, as pessoas puderam ver o que se passava debaixo de água, desmistificando lendas de maléficas criaturas. O fascínio exercido pelo mar permaneceu, mas as pessoas sentiram-se mais próximas.

Interpass - Jacques Cousteau

© Direitos Reservados

E tudo começou com um simples mergulho…
Nascido em França em 1910, o jovem Jacques-Yves cedo escolheu uma vida no mar, ao ingressar na Escola Naval e ao tornar-se oficial da Marinha, embora tivesse optado por prosseguir os estudos para piloto. Seria um acidente de viação que o afastaria da carreira de piloto (mas continua na Marinha) e que o “unirá” de vez ao mar.
Aconteceu em 1936, quando o navio da marinha Condorcet estava no porto de Toulon e um amigo de Cousteau empresta-lhe um par de óculos de mergulho para mergulhar – e este simples acto de abrir os olhos debaixo de água e poder observar tudo foi uma revelação para este espírito aventureiro.

A sua carreira militar permitiu-lhe viajar e mergulhar por quase todo o mundo, conhecendo sítios desconhecidos e inacessíveis para a maioria das pessoas. O desejo de partilhar com os outros aquilo que ia conhecendo do mar levou-o a fazer experiências para melhorar os instrumentos de mergulho e de filmagem debaixo de água. E, claro, a aprofundar os seus conhecimentos em várias temáticas.
Jacques Cousteau foi responsável pelas inovações nas técnicas e instrumentos de mergulho – o fato de mergulho e o sistema de respiração usados hoje em dia devem-se a ele.

A dedicação de Jacques Cousteau levou-o a ter o seu próprio navio, Calypso, e a organizar várias campanhas em defesa da vida marinha. Oficial da Marinha, fotógrafo e documentarista, autor e investigador, explorador e cientista, ambientalista, o mérito de Cousteau foi reconhecido por entidades e pelo público ao longo da vida.