Interpass_Museu_Pao_01

O Museu do Pão está situado na Quinta Fonte do Marrão, em Seia, e é um complexo museológico fundado em 2002 de forma a preservar o património do pão português em todas as vertentes.

Interpass_Museu_Pao_02

O caminho até chegar ao Museu do Pão pode desencorajar os mais cépticos, mas a chegada trará o seu sorriso de volta. As várias salas de exposição estão incrivelmente bem apresentadas. A sala do Ciclo do Pão apresenta o antigo ciclo tradicional do pão português com a ajuda de catorze painéis ilustrados, assim como as alfaias e os utensílios utilizados na altura.

Interpass_Museu_Pao_03

A Arte do Pão apresenta uma série de objectos artísticos que fazem parte do percurso histórico do pão. Azulejaria, vidro, arte sacra, madeira, postais antigos, diplomas, calendários, iconografia, cerâmica e prata fazem parte do espólio recolhido para esta sala histórica.

Interpass_Museu_Pao_04

O Espaço Temático é o local dirigido aos mais novos onde podemos encontrar figuras mitológicas e inspiradas em fantasia, como os gnomos da tribo dos Hérmios.

Interpass_Museu_Pao_05

Para além destas salas, há muitas outras para descobrir. Mas uma das atracções principais do Museu do Pão é também o restaurante. Aqui as receitas contam a história da região com um ingrediente especial que é o pão, por questões que nos parecem óbvias. O pão é a estrela, mas outros pratos típicos fazem parte do menu tradicional: bacalhau à Museu, arroz doce e peras bêbedas, entre outras delícias.

Museu do Pão
Rua de Santa Ana
Quinta Fonte do Marrão
6270-909 Seia
Portugal

Imagens © Direitos Reservados