Interpass_MuseuDescobrimentos_03

Mais do que visitar as cidades de Portugal, há que saber explorá-las e conhecê-las bem. Belmonte, uma vila do distrito de Castelo Branco, é um daqueles destinos que vale a pena conhecer por todas as razões do mundo. Vamos conhecer uma das principais: os museus.

Interpass_MuseuJudaico_01

Apesar de pequena, Belmonte apresenta um número jeitoso de museus que se tornaram, ao longo dos anos, paragens obrigatórias para quem visita a vila. É possível, até, fazer uma visita aos museus através de roteiros pelos vários locais, com detalhes históricos sobre os mesmos e a sua integração cultural e social.

Interpass_Ecomuseu_Zezere_03

 

O Museu Judaico é o primeiro em Portugal do género com o objectivo de retratar a História do povo judeu no nosso país, dando provas ao nível da cultura, da arte e do comércio. O Museu do Azeite é um espaço incrivelmente interessante graças à importância do azeite na região e no país inteiro. O Museu dos Descobrimentos – Centro de Interpretação “À Descoberta do Novo Mundo” é um dos marcos culturais mais significativos de Belmonte graças às suas metas bem claras: dar a conhecer os factos e pormenores de um dos feitos do povo português mais significativos, o do Achamento do Brasil por Pedro Álvares Cabral.

O Ecomuseu do Zêzere é outro dos espaços de conhecimento histórico de Belmonte, um espaço museológico instalado na antiga Tulha dos Cabrais e que dá a conhecer aos visitantes a história deste rio. Por fim, destaque-se a Casa Etnográfica de Caria, um local que se dedica à exposição de vários objectos do passado pertencentes à região e que pretende preservar essas memórias ao longo dos tempos.

 

Imagens © Direitos Reservados