Seguindo a tendência arquitectónica que se assiste a nível internacional, o Hotel Viura Rioja é um dos belos exemplos de como se sublimam as linhas geométricas de um cubo e que se transformam as suas arestas em puro luxo e conforto. Situado na província espanhola de Rioja, no nordeste do país, o hotel forma uma estrutura coesa de vários cubos desalinhados, num design contemporâneo onde o estilo industrial, conferido pelo uso de materiais como o betão, o cimento e os metais, se alia à rusticidade das madeiras em estado bruto, das plantas e dos seixos e ao uso dos tons naturais como o branco, os beges e os castanhos.

Interpass - Hotel Viura

© Direitos Reservados

A paisagem da região, com as suas vinhas e oliveiras, exercem forte inspiração nos elementos decorativos e estruturais do hotel, numa simbiose perfeita com a pequena vila de Álava, sem qualquer reclamação ou desagrado estéticos. O Hotel Viura Rioja possui 33 quartos, distribuídos por quartos standard, deluxe e suites, todos modernamente equipados e decorados em harmonia com o exterior. Os minibares de todos os quartos têm uma selecção de vinhos desta região de tradição vinícola, bem como garrafas de água, cortesia da gerência. O restaurante do hotel constitui um deleite para os sentidos: não é só o palato que é desafiado pela cozinha de inspiração na gastronomia tradicional basca e desta região, como também os outros sentidos se despertam face à beleza da paisagem que as janelas revelam e face simplicidade luxuosa da sala. O hotel oferece ainda uma adega e vinoteca.

Interpass - Hotel Viura

© Direitos Reservados

Mas o aspecto mais importante do Viura Rioja talvez seja a sua gestão de economia sustentável. Aqui oferece-se luxo e conforto de acordo com os mais elevados padrões de responsabilidade ambiental: uma caldeira de biomassa alimentada com desperdícios da produção de azeite fornece aquecimento e água quente a todo o hotel, constituindo uma fonte de energia limpa; utilização de cimento reforçado no pavimento aquecido, de modo a evitar perdas de calor; abastecimento nos produtores locais; reutilização de materiais na decoração (barris de vinho, madeiras brutas, etc.); o uso de plantas nos terraços dos “cubos” e no interior do hotel para criar efeito de estufa, manter a temperatura e absorver ruídos.

Interpass - Hotel Viura

© Direitos Reservados