Interpass_SriLanka_gastronomia

Graças à sua posição estratégica, o Sri Lanka é influenciado por imensas culturas no que à gastronomia diz respeito. Vizinhos, comerciantes, colonizadores e imigrantes, todos deixaram a sua marca na cozinha desta ilha asiática, criando uma aprazível combinação de sabores portugueses, holandeses, árabes, ingleses e indianos.

Interpass_SriLanka_gastronomia_02

Começamos pela deliciosa comida picante, uma especialidade bem conhecida de todo o continente e que, por isso mesmo, pode passar despercebida entre tantos pratos. Lamprais e wattalappam são dois produtos das múltiplas etnias e religiões que proliferam no Sri Lanka.

Interpass_SriLanka_gastronomia_03

A influência portuguesa é um dos marcos mais significativos do país, mas também a holandesa e a inglesa reinaram. O uso do leite de coco no caril vem da Índia, assim como a paixão por marisco. O arroz é, sem dúvida, o ingrediente principal em todas as refeições. Juntamos os dois e daqui resulta o Santo Graal gastronómico que depois é emparelhado com outras iguarias incríveis, como beringela agridoce, beterraba com caril, jaca, entre outros ingredientes.

Interpass_SriLanka_gastronomia_04

Uma viagem ao Sri Lanka é também uma viagem aos quatro cantos do mundo através de uma das únicas coisas que nos une: a comida.

Interpass_SriLanka_gastronomia_05

Imagens © Direitos Reservados