Interpass_casainteligente_01

Nos dias que correm, não é de espantar que os objectos inanimados se tornem inteligentes também, cada um à sua maneira e recorrendo à tecnologia mais conveniente. Nos arredores de uma vila holandesa em North-Holland, na Holanda, é possível encontrar uma casa inteligente construída pelo UNStudio, a W.I.N.D. House.

Interpass_casainteligente_02

Esta é a verdadeira casa do futuro graças às ideias sustentáveis e funções automáticas do próprio empreendimento. Antes de mais, o estúdio desenhou os quartos nas áreas traseiras da casa para que o bosque fosse o único “vizinho curioso”. As áreas comuns e mais frequentadas estão nas áreas dianteiras da casa, onde as janelas que substituem as paredes ofereçam a melhor vista possível.

Interpass_casainteligente_03 Interpass_casainteligente_04

A estrutura da casa está programada de forma a tirar o maior proveito do exterior e a moldar-se com o mesmo, mas, ao mesmo tempo, deixando a privacidade em primeiro lugar. Os painéis solares no telhado fornecem a energia para o interior da casa, assim como um aquecimento central e de ar condicionado. Cada quarto tem a sua própria temperatura regulável. Para além disto, há um sistema de automatização que controla todo o sistema eléctrico através de um ecrã táctil na sala de estar.

Interpass_casainteligente_05 Interpass_casainteligente_06

Como se não bastasse, a W.I.N.D. House é lindíssima, com uma decoração minimalista e funcional, dando relevo aos brancos e tons neutros, o que faz com que a tranquilidade seja a palavra de ordem.

Imagens © Direitos Reservados