Interpass_Douro_06

Para quem olha para Setembro como um renascer de um novo capítulo, nada como iniciar este mês com uma viagem pelo Douro feita da melhor maneira possível: pelo rio. Os cruzeiros no Rio Douro estão a ficar cada vez mais populares entre turistas oriundos dos quatro cantos do mundo que se deixam surpreender pela beleza incontornável da paisagem.

Interpass_Douro_01

Na empresa Rota do Douro, é possível encontrar diferentes opções de cruzeiros pelo Rio Douro, sendo que um dos mais procurados é o programa “Jardins Suspensos”. Aqui o encontro faz-se logo de manhã no Cais da Estiva, no Porto, iniciando-se o cruzeiro com destino a Pinhão com pequeno-almoço a bordo.

Interpass_Douro_02

A Barragem de Crestuma-Lever é subida de seguida – com um desnível de 14 metros e situada na fronteira entre as freguesias de Crestuma e Lever, daí o nome conjunto. Depois desta barragem é tempo de subir o rio mais um pouco, desta vez até à Barragem do Carrapatelo. A vista é de se tirar o fôlego e no interior do cruzeiro é servido um Porto de Honra para melhor se degustar a paisagem.

Interpass_Douro_03

Chegado à Régua, uma das municipalidades de Vila Real que mais caras vira sempre que se fala na região do Alto Douro e nos fantásticos vinhos que aqui se produzem. A Barragem do Bagaúste chega de imediato (com um desnível de 27 metros) e conduz o cruzeiro até ao Pinhão. Aqui é possível passear e explorar esta municipalidade de uma beleza indescritível, em que parte da paisagem foi considerada Património Mundial da UNESCO.

Interpass_Douro_04

O regresso é feito pela Linha do Douro com destino ao Porto e assim se passa um dia em cheio e repleto de paisagens naturais inconfundíveis, bons vinhos e óptimas recordações.

Imagens © Direitos Reservados