Interpass O que tem mesmo de fazer no São João do Porto

Considerada como uma das principais festas do país, a noite de São João no Porto é uma celebração bairrista que junta todas as freguesias numa marcha luminosa com missa e procissão a 24 de junho , odia de São João Batista, e que percorre as principais ruas da cidade. Ao som dos icónicos martelinhos de São João e com um programa variado que inclui música, dança, petiscos e fogo de artifício,  apresentamos sugestões do que tem mesmo de fazer nesta que é a noite mais comprida da cidade invicta:

Interpass O que tem mesmo de fazer no São João do Porto

Assistir às Rusgas de São João

As rusgas de São João são uma tradição que remonta a 1957 e evoca a história e os costumes da cidade do Porto,  sendo considerada como o ponto alto das festas sanjoaninas. Na edição de 2018, estarão a concurso 7 rusgas em representação de cada uma das freguesias. Com início previsto para as 21h30, o desfile terá lugar em torno da Avenida dos Aliados, mantendo a exibição de caráter obrigatório perante um júri reunido na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Interpass O que tem mesmo de fazer no São João do Porto

Ir ao arraial de São João

Ruas enfeitadas por bandeirinhas multicolor, manjericos, as cascatas de São João estão já preparadas para receber a noite em que as tristezas dão lugar a sorrisos e em que todos os problemas ficam em casa. Festejar o São João na cidade do Porto é ir para as ruas e munir-se de martelos e do alho-porro dançando nos vários bailaricos que animam a cidade num arraial único que decorre até de manhã e onde não pode deixar de provar as sardinhas assadas com broa e pimentos ou as tradicionais fêveras regadas com o melhor do vinho douro ou verde  português.

Interpass O que tem mesmo de fazer no São João do Porto

Ver o fogo de artifício

Uma tradição marcada à meia-noite em ponto e que convida o povo e visitantes a aventurarem-se pelas ruelas da cidade em busca do lugar ideal para assistir a este belíssimo espetáculo. Lançado todos os anos a partir de barcos ancorados no rio Douro, a Sé, o Cais da Ribeira ou Gaia serão locais privilegiados para assistir a um dos momentos mais aguardados da noite.

Interpass O que tem mesmo de fazer no São João do Porto

Participar na Corrida de São João

Realizada desde 1990, a grande festa do atletismo do mês do junho atravessa o rio Douro e muda-se para a marginal de Vila Nova de Gaia, sendo um evento carismático e marcante nas festividades de São João que conta com a participação de milhares de corredores e caminhantes. Tanto a corrida de 15 quilómetros como a caminhada de 7 quilómetros constituem percursos extraordinários que combinam na perfeição a paisagem do rio Douro com os ares do oceano Atlântico.

Das festas às tradições são várias as iniciativas de cariz popular. Consulte todo o programa e junte-se a esta grande comemoração da cidade do Porto!

 

Imagens © Direitos Reservados