Interpass Solar de Serrade no Alto Minho

No verdejante Alto Minho, em plena região do afamado vinho Alvarinho, situa-se o Solar de Serrade, uma das casas senhoriais que povoam a ruralidade do norte de Portugal. Integrada na Rota do Alvarinho do Clube de Férias Interpass, a visita a este solar é um dos pontos de altos desta viagem à descoberta do universo vitivinícola de Monção e Melgaço.

Interpass Solar de Serrade no Alto Minho

A tradição das antigas propriedades altominhotas

Datado do século XVII, o Solar de Serrade é um conjunto rural que transporta a tradição das antigas propriedades altominhotas e é composto pela casa ou edifício principal, pelos jardins de estilo romântico e recantos floridos, pela capela e, já fora do perímetro habitacional, por pomares, zonas de arvoredo e pelas vinhas. Como cenário de fundo desta propriedade estão as montanhas do Gerês.

Interpass Solar de Serrade no Alto Minho

Riqueza e bom gosto numa atmosfera de tranquilidade

O Solar de Serrade é um exemplo da arquitetura típica do Alto Minho projetada ao gosto da sociedade rural da época e de acordo com o quotidiano da vida agrícola e todas as suas estruturas foram recuperadas. O Solar foi também adaptado para se tornar numa unidade de turismo, oferecendo aos seus hóspedes infraestruturas com as mais modernas comodidades. O edifício principal é ladeado por duas torres e possui capela anexa. sendo ambos rodeados por jardins. No seu interior, abrem -se salas de estar e de refeições, corredores e recantos para a leitura, salões com lareira e, claro, os quartos. O Solar dispõe de seis quartos duplos e duas suites. Em todas as áreas foi mantida a decoração antiga sendo que o Solar de Serrade possui um valioso espólio de mobiliário, tapeçarias e loiças a par com uma espantosa coleção de azulejaria.

Interpass Solar de Serrade no Alto Minho

A produção de vinho Alvarinho

Se em tempos antigos, o Solar cumpria as funções de residência de membros da alta sociedade e consequente fonte de recursos, hoje em dia é uma propriedade que se distingue pela qualidade da oferta de enoturismo e pela produção de vinhos de casta Alvarinho mundialmente reconhecidos e cujo prestígio tem valido prémios internacionais. O Solar está aberto a todos os que queiram visitar a propriedade e propõe aos visitantes provas dos seus vinhos e de outros produtores locais e degustações de produtos regionais.

O Solar de Serrade é uma das atrações que tem mesmo de conhecer e um dos bons motivos para fazer connosco a Rota do Alvarinho, que inclui alojamento gratuito.

 Imagens © Direitos Reservados