Interpass - Douro

Numa região tão rica e bela como o Douro, com uma significativa tradição vinhateira que acompanha todo o percurso do rio, uma das atividades mais procuradas e apreciadas por turistas nacionais e estrangeiros é passear de barco e ficar a conhecer as terras, a cultura e as paisagens de uma outra perspetiva.

Interpass - Douro

Classificada como Património da Humanidade pela UNESCO e considerada a mais antiga Região Demarcada e Regulamentada do Mundo, o Douro é uma região inexplicável e que só explorando se consegue descrever. Uma das formas mais incríveis de se visitar o Douro é com passeios turísticos e cruzeiros em barcos típicos, como o Rabelo, uma embarcação típica do rio Douro que, antigamente, era usada para transportar pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até a Vila Nova de Gaia, onde armazenavam e comercializavam o vinho.

Interpass - Douro

Hoje em dia, estes barcos, ainda que inspirados nos seus antepassados, são construídos para albergar passageiros, cuja tripulação tem um profundo conhecimento do rio, da região e da cultura duriense.

Interpass - Douro

Um dos cruzeiros disponíveis é entre o Pinhão e a Quinta da Romaneira, de que já falámos aqui, e trata-se de um programa curto, de apenas 1 hora, que lhe mostrará uma das paisagens mais singulares desta região. O vislumbre dos socalcos e das vinhas fazem desta vista uma das mais inspiradoras do país – até do mundo, quem sabe.

Interpass - Douro

O Pinhão, apesar de ser uma localidade pequena do concelho de Alijó, em Vila Real, a sua localização privilegiada, bem junto ao rio Douro, leva a que muitas pessoas aqui se instalem temporariamente para viverem de perto as vindimas e a própria região duriense. Pinhão é, também, o centro da região demarcada do Vinho do Porto e onde se encontram algumas das quintas de mais prestígio em Portugal.

Interpass - Douro

A Quinta da Romaneira é um local mágico, conhecida pela produção de Vinho do Porto de excelência e que, recentemente, começaram a dedicar-se mais a grandes vinhos de mesa, já que é uma aposta bem grande da região do Douro dos últimos anos.

Interpass - Douro

Imagens © Direitos Reservados