{semana do GERÊS}

Mais do que descanso
Para todos aqueles que procuram no Gerês muito mais do que uma simples estada de descontracção e de descanso, existem actividades que trarão diversão e animação às férias merecidas. Graças à geografia do Gerês, um sem número de percursos está disponível por toda a serra, mas comecemos, então, por uma das mais procuradas por todos os que visitam: Via Romana XVIII (Geira ou Via Nova).

Via Romana XVIII
Usualmente, estas caminhadas são realizadas durante o tempo mais quente, entre Julho e Setembro, para que seja mais fácil percorrer as rotas sugeridas pela iniciativa, que foi, aliás, inspirada pela Fundación Aquae Querquennae – Via Nova e promovida pelos municípios de Braga, Amares e Terras de Bouro. A organização ficou ao cargo da Associação Gerês Viver Turismo e o objectivo centra-se, sobretudo, em levar os visitantes e locais interessados a conhecer o património romano. Informe-se junto do Posto de Turismo para mais informações.

Interpass - Gerês - Via Romana

Trilhos Viver o Gerês
Por sua vez, os trilhos estão disponíveis para exploração durante o ano inteiro. Trata-se, pois, de um programa gratuito que dá acesso a todos os interessados a caminhadas guiadas pela montanha, bastando apenas ser cliente dos espaços aderentes localizados, obviamente, na serra do Gerês. A lista de espaços aderentes é longa, por isso não terá dificuldade em encontrar um hotel ou restaurante que disponha de fichas de inscrição. Ao todo, são cerca de 13 trilhos que se vão repetindo ao longo do ano, entre 24 de Março e 31 de Dezembro.

Interpass - Quinta da Balança

Imagens © Direitos Reservados