Depois de se deslumbrar com as paisagens, de conhecer as suas gentes e de dançar ao som dos ritmos das ilhas, é preciso explorar os sabores e descobrir a gastronomia são-tomense, bem como apreciar o seu artesanato.

Os artesãos locais fazem objectos de coco, de bambu, de madeira, de conchas e tartaruga, e ainda bonecos de pano e brinquedos de arame. São usadas as cores vivas que tornam os produtos muito atractivos, reflectindo a beleza das ilhas.

Interpass - São Tomé e Príncipe

A riqueza natural do arquipélago está bem patente na gastronomia, expressando-se numa cozinha rica. Os recursos naturais permitem à cozinha são-tomense usar de ingredientes muito frescos, tornando os pratos bastante saborosos. Como não poderia deixar de ser, o peixe é o ingrediente predominante, bem como marisco, que é muito apreciado. A banana e a fruta-pão são outros dos ingredientes típicos desta cozinha. Os principais pratos são o calulu, o blabla, a cachupa e a feijoada.

A gastronomia são-tomense tem sido bastante divulgada pelo simpático chef João Carlos Silva no seu programa televisivo, ‘Na Roça com os Tachos’. Uma sugestão para aguçar o apetite!

Imagem © Direitos Reservados