Interpass_Hutong_01

Desde meados do século XX que muitos hutongs – termo mongol que significa poço – têm vindo a ser demolidos para abrir caminho a novas infraestruturas, ao passo que outros têm vindo a ser conservados numa tentativa de se guardar alguma cultura histórica do país. O arquitecto Han Wenqiang e o seu Arch Studio trabalharam num projecto de 450 metros quadrados no distrito este da região e o resultado é uma Tea House.

Interpass_Hutong_02

O local incluía cinco residências, algumas da quais se encontravam em péssimas condições, tanto devido aos materiais de construção, como à ausência de remodelação. Outras, contudo, mantiveram os detalhes tradicionais e mostravam uma origem que precedia a Dinastia Qing, antes de 1644. A estrutura em madeira e o tamanho dos tijolos serviram de base para o desenvolvimento do projecto.

Interpass_Hutong_03

Uma das preocupações foi a protecção contra as mudanças de temperatura e, para isso, construíram um tecto que liga o corredor entre residências, o que acaba por ser o elemento diferenciador na restauração do projecto.

Interpass_Hutong_04

Imagens © Direitos Reservados