DSC_0883

Apesar de pouco mencionada nos meios de comunicação e demais plataformas de informação, a Motonáutica é uma modalidade desportiva que tem vindo a cimentar a existência desde há anos, mais propriamente desde meados do século XX. Vamos conhecer a sua história antes de partirmos para o Campeonato Mundial de Motonáutica.

pop_up_403,2x223cm

Tudo começou com o entusiasmo de um grupo ligado ao Clube Naval de Cascais e à náutica de recreio. A partir daí, começou a estender-se até passar a ser coordenada por uma autoridade nacional nos anos 60, comandada pela Union Internationale Motonautique, apoiada logisticamente pelo clube naval. Depois de algumas provas nacionais, a motonáutica começou a chamar mais a atenção de agentes e clubes, iniciando, assim, os trabalhos para a formação de uma Federação Portuguesa. Em Junho de 1964, a Federação Portuguesa de Motonáutica foi fundada.

ng3943847

Como podem ver, não é à toa que este desporto tem vindo a angariar tantos seguidores e admiradores, fazendo com que uma prova do Campeonato Mundial de F1 de Motonáutica se transforme num evento único e imperdível. É o que acontecerá nos dias 31 de Julho e 1 e 2 de Agosto nas margens do Rio Douro, entre Porto e Gaia.

Acreditamos que esta prova vem trazer uma energia indescritível ao nosso país, particularmente ao Norte, pois Duarte Benavente – o piloto português inserido na F1 Atlantic Team e que é patrocinado pelo Interpass Clube – não faz por menos. O regresso da prova a Portugal e mais concretamente ao Porto deve-se ao seu trabalho e entusiasmo por esta modalidade que há anos preenche a sua vida.

Imagens © Direitos Reservados