Interpass Vinhos Algarve

Uma região solarenga de clima ameno, de praias e de águas temperadas, de peixe fresco e doçaria à base de amêndoas e figos – eis como o Algarve é mais conhecido pelo público nacional e estrangeiro. Mas o sul de Portugal também está a destacar-se pela produção de vinho, cuja qualidade é cada vez melhor.

 

Interpass Vinhos Algarve

Algarve produz mais vinho e de qualidade

De acordo com o Instituto da Vinha e do Vinho e a Comissão Vitivinícola do Algarve, espera-se que a produção de vinho aumente em cerca de 20% face aos números do ano anterior, expectativa que também se estende à qualidade do vinho a produzir. Os responsáveis daquelas entidades explicam que um dos principais motivos reside no conjunto climatérico de alguma humidade relativa e baixa pluviosidade que favoreceu o bom desenvolvimento das videiras.

 

Interpass Vinhos Algarve

Vinhos brancos e rosés nas preferências dos turistas

Não será apenas o clima favorável o grande factor impulsionador da atividade, mas sim a aposta feita pelos produtores, que desde os últimos anos têm dedicado o seu empenho e mestria à produção de vinhos privilegiando a qualidade e a diversidade na oferta. Assim, se num passado a região produzia essencialmente vinhos tintos, hoje em dia cerca de 40% da produção está distribuída por vinhos brancos e rosés, mais procurados pelos visitantes estrangeiros. O trabalho dos produtores algarvios e os incentivos das entidades competentes é já reconhecido a nível internacional com os vários prémios que os vinhos têm recebido, num total de 50 referências premiadas.

 

Acrescente, pois, à lista de encantos do Algarve mais esta iguaria – o vinho, a descobrir nestas férias ou numa estada de fim de semana. Venha ter connosco para saber mais.

 

Imagens © Direitos Reservados