Interpass - Ilha de Djerba, Tunísia

Diz-se que foi fonte de inspiração da célebre epopeia de Homero, A Odisseia, e sabe-se que nela habitaram povos como fenícios, cartagineses, romanos, árabes, berberes e judeus. Em pleno Mediterrâneo, ao largo da costa da Tunísia, o exotismo da “ilha de Ulisses” cativa e enfeitiça visitantes de todo o mundo.

Interpass - Ilha de Djerba, Tunísia

Desfrutar das praias

Djerba é conhecida pelas praias de areias finas e águas calmas e mornas. O clima temperado semiárido torna a ilha um destino apropriado durante todo o ano para quem pretender férias de sol e mar. Os tons brancos, azuis e verdes da ilha conferem atributos de paraíso que ninguém resiste. As praias mais conhecidas são Sidi Mahares, Sidi Bakur, Sidi Mahrez, Rass Taguerness e Praia de Seguia.

Interpass - Ilha de Djerba, Tunísia

Descobrir Houmt Souk

É a cidade mais importante e a capital da ilha e constitui por si só uma atração. A beleza da arquitetura típica, cuja simplicidade e o contraste das paredes brancas e das portas e varandas azuis encanta, a vivacidade dos seus mercados onde se vende fruta, especiarias, artesanato, vestuário e tantos outros produtos, a lota onde chegam diariamente barcos de pesca, as mesquitas e as gentes, tudo contribui para o fascínio que Djerba exerce sobre quem aqui passa.

Interpass - Ilha de Djerba, Tunísia

Houmt Souk é famosa pelas suas mesquitas, sendo as mais conhecidas a mesquita Barrazim ou Jemaâ El Ghorba (“mesquita dos estrangeiros”), a Ghazi Mustapha, no interior do forte, a Jemaâ Ettrouk (“mesquita dos turcos”) e a Sidi Brahim El Jemni. Devido à presença de vários povos, a cidade tem lugares de culto de outras religiões, como a Igreja de São José e a sinagoga de El Ghriba, ponto de peregrinação para os judeus do Norte de África.

Interpass - Ilha de Djerba, Tunísia

Visite o forte de Borj El-Kebir ou Ghazi Mustapha, classificado como monumento histórico, e a Torre dos Crânios. Explore a cidade pelas ruas estreitas onde encontrará joalharias e outras lojas, aprecie o casario e refresque-se numa das muitas esplanadas que servem chá de menta.

Interpass - Ilha de Djerba, Tunísia

Admirar o artesanato local

Em Djerba, o artesanato é uma das grandes fontes de rendimento das famílias e um dos aspetos pelos quais a ilha é afamada. No topo está o trabalho de joalharia em ouro e prata, tendo os joalheiros de Houmt Souk prestigiados pela excelência das peças que criam, nomeadamente, em prata esmaltada e em filigrana de ouro.

Interpass - Ilha de Djerba, Tunísia

As peças de cerâmica são igualmente muito procuradas, destacando-se o trabalho dos artesãos de Guellela, uma vila repleta de olarias onde se pode comprar peças típicas e assistir aos oleiros em plena atividade. O encanto de Guellela tem sido descrito por escritores e poetas de todo o mundo. A cestaria e a produção de tecidos também são outra atividades-chave e esta última envolve várias etapas desde a tosquia ou apanha à lavagem e fiação, desde a tinturaria à tecelagem até aos bordados. Lã, algodão e seda são os materiais nos quais se fazem roupa, colchas e tapetes.

Interpass - Ilha de Djerba, Tunísia

Se Djerba lhe suscitou interesse e curiosidade, venha ter connosco para saber mais sobre este destino e planear a sua viagem.

Imagens © Direitos Reservados