Interpass Ilha Sal Cabo Verde

Para aqueles que ponderam optar pela Ilha do Sal para passar férias, saibam que há mais para fazer em Cabo Verde do que estar na praia a tomar banhos de sol e de mar. Fica a indicação de 3 experiências a não perder:

Interpass Ilha do Sal Cabo Verde

As salinas de Pedra Lume

A toponímia da ilha está diretamente ligada a Pedra Lume, a pequena povoação junto ao mar que possui um conjunto de salinas de onde se extrai sal e uma fábrica destinada ao seu tratamento. A formação destas salinas deve-se ao fenómeno natural de evaporação da água do mar que se infiltra, através de um túnel, numa cratera de vulcão existente nos terrenos de Pedra Lume.

 Nesta espécie de lagoa, que acumula montes de sal, os visitantes podem entrar na água e nadar sem ir ao fundo, graças à elevada densidade de sal. Há quem afirme que estes banhos são simultaneamente relaxantes e rejuvenescedores devido à maior concentração de sal do que no mar.  A paisagem de toda esta área é de grande beleza e merece a visita.

 Interpass_IlhaSal03

A Funaná Casa da Cultura

É considerado como o espaço de ambiente mais típico e autêntico da ilha por reunir todos atributos que caracterizam Cabo Verde: boa mesa, música e dança e espírito de alegria. A Funaná Casa da Cultura distingue-se por reunir várias funcionalidades: um restaurante onde se serve pratos típicos da gastronomia da região e do país, uma sala de espetáculos de dança e de música tradicionais cabo-verdianas, uma galeria de exposição de arte e de artesanato de criadores e artistas nacionais. Na Funaná Casa da Cultura encontrará toda a alma cabo-verdiana na sua multiplicidade cultural. Um ambiente indicado para todos, inclusive para famílias com crianças.

Interpass Ilha Sal Cabo Verde

As tartarugas

Houve tempos em que as tartarugas corriam sério risco de extinção na Ilha do Sal, dada a apanha desmedida deste animal para consumo. Graças a um intensivo trabalho de vigilância da organização SOS Tartarugas, hoje em dia garante-se a proteção e preservação do habitat das tartarugas e dos seus ninhos. Em visitas guiadas por membros daquela entidade, é possível observar as tartarugas, inclusive no período da desova, e receber ensinamentos sobre esta espécie e a natureza envolvente. Uma experiência única que emociona, proporcionando recordações inesquecíveis, e que desperta para a urgência de conservar o planeta.

A Ilha do Sal tem ainda muito mais para ver e para vivenciar, pelo que venha ter connosco para saber mais informações e planear as suas férias.

Imagens © Direitos Reservados