Interpass, Marrocos

Num feitiço que jamais se quebra, Marrocos encanta pela multiplicidade de elementos culturais e geográficos. Aqui as civilizações do Mediterrâneo, as tribos do deserto e povos de África se encontraram para criar um país cheio de cores fortes e de sabores exóticos. Destes, há três “pérolas” que não pode deixar de experimentar – o chá de menta, as tajines e os doces.

O chá de menta

Não é apenas uma bebida quente que refresca e mata a sede, mas simboliza a própria essência do Magrebe. O chá de menta é servido em todas ocasiões sociais, assuntos privados e negócios e recusá-lo é sinal de má vontade ou de rudeza. É feito a partir da infusão de chá verde da China com folhas frescas de menta e açúcar e o ato de servi-lo é um verdadeiro ritual.

Interpass, Marrocos

A tajine

É um dos pratos típicos de Marrocos e dos mais confecionados, havendo 1001 receitas de tajines. Tajine é o recipiente de barro no qual se fazem estufados de vários alimentos, cozidos lentamente para apurar os sabores e tornar as carnes mais tenras. Das receitas a mais comum é a tajine kefta feita de almôndegas de carneiro, seguida das tajines de frango com limão, de cordeiro com ameixa, de peixe e de legumes. Sempre temperadas com ervas aromáticas e especiarias, esta é uma iguaria que não pode mesmo deixar de experimentar.

Interpass, Marrocos

A doçaria

Há quem afirme gostar de Marrocos só pela sua doçaria, tal é a sua riqueza e qualidade. Os principais ingredientes são a amêndoa, o mel, a flor de laranjeira, os figos, as tâmaras, as romãs e as especiarias como a canela. E tal como acontece nos pratos salgados, os doces são uma verdadeira explosão de aromas e sabores. Experimente os ghriba, os ktefa ou ktifa ou ainda os feqqas.

Interpass, Marrocos

Imagens © Direitos reservados