Interpass 5 pérolas da Riviera Italiana

A Riviera Italiana é uma das regiões mais românticas e charmosas da Europa, onde as pitorescas povoações e a natureza verdejante banhada pelas águas do Mar da Ligúria tornaram-se destinos preferidos da elite social, das personalidades e artistas mais famosos do mundo. Conheça 5 pérolas da Riviera Italiana, na costa noroeste, que são chamadas de Cinque Terre e que estão classificadas de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO:

Interpass 5 pérolas da Riviera Italiana

Monterosso al Mare

A geografia de toda esta região é acidentada: altas escarpas, penhascos e promontórios que caiem abruptamente no mar e que estão cobertos por bosques, pomares e vinhas.  É nesta espetacular paisagem que se aninham as cinco pitorescas povoações que compõem a Cinque Terre, sendo Monterosso al Mare uma delas. Ao contrário das restantes, Monterosso situa-se ao nível do mar e, por isso, é a maior. A vila tem duas zonas: o centro histórico e Fegina, uma estância balnear cujo acesso se faz por um túnel e que atraí turistas de todo o mundo.

Interpass 5 pérolas da Riviera Italiana

Vernazza

Vernazza é considerada como uma das mais antigas e autênticas vilas piscatórias da Riviera Italiana, já que manteve intacta a sua essência. Para tal contribuiu o facto de ser acessível por um único caminho que sai da estrada local e não possui tráfico de carros. As primeiras habitações foram construídas junto à protegida e minúscula enseada, que constitui o único porto natural da Cinque Terre, e o casario foi crescendo pela encosta. As características únicas deste porto possibilitaram abrigo aos pescadores e fez da vila um ponto estratégico em períodos de guerras. Hoje em dia, Vernazza é famosa pelo charme das casas e pelo vinho Vernaccia.

Interpass 5 pérolas da Riviera Italiana

Corniglia

Se as primeiras referências a Vernazza datam de 1080, as origens de Corniglia remontam a um período mais antigo – o seu nome indica que  estas terras pertenceriam aos Cornelia, uma abastada família romana. A vila está no cimo de um promontório com cerca de 100 metros de altura e de onde se avistam as outras quatro pérolas da Riviera Italiana. Pela encosta de densa vegetação, os pequenos edifícios de várias cores dispõem-se pelos socalcos cultivados onde se desenham ruelas muito estreitas. Chegar até Corniglia não é fácil, sendo necessário apanhar um comboio que deixa os passageiros na estação junto ao mar e depois subir uma infinita escadaria que serpenteia a colina em vários lances. Como alternativa, há um mini bus que faz as viagens de ida e de volta, levando habitantes e visitantes. Ainda que de difícil acesso, Corniglia é um daqueles lugares que tem mesmo de visitar em Itália.

Interpass 5 pérolas da Riviera Italiana

Manarola

A par com Riomaggiore, Manarola é uma das vilas mais pequenas deste conjunto. A vila piscatória ergue-se numa colina sobranceira ao mar onde as cores intensas das águas do mar e da vegetação exaltam o colorido do casario. À semelhança das áreas vizinhas, também em Manarola a população dedica-se à produção de vinho, distinguindo-se o Sciacchetrà, considerado de elevada qualidade. Nos últimos anos, tanto Manarola como Riomaggiore tornaram-se destinos muito procurados pelos turistas que aqui chegam atraídos pelo percurso da Via dell’Amore – o caminho pedestre que liga as duas povoações.

Interpass 5 pérolas da Riviera Italiana

Riomaggiore

Riomaggiore é a pérola da Riviera Italiana localizada mais a sul e as suas áreas naturais, como as águas do mar e os bosques, constituem reservas protegidas. Ao longo dos séculos, a aldeia piscatória foi crescendo a partir do mar e ao longo do curso do rio Maggiore, dispersando-se as casas pelos diferentes níveis da colina.

Este é conjunto Cinque Terre, as 5 vilas que permanecem intactas e que conferem ainda mais charme a uma região já por si encantadora – a Riviera Italiana. Num registo completamente diferente das cosmopolitas Roma, Milão ou Veneza, este é um destino que tem mesmo de conhecer e para o qual criámos pacotes especiais. Faça-nos uma visita e saiba tudo sobre esta viagem.

Imagens © Direitos Reservados