Interpass A Sicília, na Riviera do Mar Jónico

Imortalizada no cinema e em séries televisivas como berço da Mafia, a Sicília é uma das regiões de Itália que exerce um fascínio único em quem a visita e são milhares as pessoas que desembarcam na ilha vindos de todos os cantos do planeta. Sob a vigilância eterna do vulcão Etna, a ilha de Sicília é dos destinos da Riviera do Mar Jónico onde tem mesmo de passar férias.

Interpass A Sicília, na Riviera do Mar Jónico

A região da Sicília e as ilhas menores

Separada do território continental da Itália pelo Estreito de Messina, a Sicília é uma ilha e também uma das regiões daquele país que abrange ainda os arquipélagos das Ilhas Eólicas, Egadas e Pelagias, todo um conjunto insular detentor de lindíssimas praias e paisagens de cortar a respiração.

Interpass A Sicília, na Riviera do Mar Jónico

O legado histórico e cultural

Tal como o resto do país, também a região da Sicília é rica em legado histórico que testemunha a amplitude de civilizações que floresceram no Mediterrâneo e que influenciaram a cultura e o modo de vida de povos mais distantes. Desde as ruínas arqueológicas às deslumbrantes paisagens naturais, como o vulcão Etna, a Sicília tem muito para explorar e descobrir. Em Palermo, a capital da ilha, vale a pena percorrer as ruas que são morada de igrejas e palácios, como a igreja de Gesú ou a de San Domenico. Em Agrigento não deixe de conhecer as ruínas desta antiga colónia da Grécia Antiga, classificadas de Património da Humanidade pela UNESCO,  e em Messima visite a Igreja Della Annunzuata dei Catalani. Vale a pena visitar a cidade de Catania, cujas construções foram erguidas com lava negra do Etna. Aqui vá ao mercato della pescheria e, claro, ao teatro romano. E quem faz férias na Sicília tem mesmo de conhecer Taormina, a mais afamada e pitoresca vila da ilha.

Interpass A Sicília, na Riviera do Mar Jónico

A gastronomia tradicional

A cozinha tradicional da Sicília é o reflexo deste cadinho de povos e culturas de várias épocas. Da Grécia Antiga e do império romano, do domínio espanhol ao império otomano, todos deixaram algo de si, tenha sido um ingrediente, uma técnica ou um utensílio. A riqueza da gastronomia siciliana faz-se numa explosão de sabores, aromas e de texturas dos ingredientes mais usados como as ervas aromáticas, os citrinos, as especiarias, o azeite e as azeitonas, o tomate e as verduras, os queijos e o peixe. O resultado são irresistíveis pratos que tem mesmo de provar.

A Sicília tem muito mais do que estas linhas descrevem: pitorescas vilas e aldeias, paisagens e praias paradisíacas, folclore e tradições contagiantes. Tudo isto faz parte da Riviera do Mar Jónico, um conjunto de vários destinos para os quais vai querer conhecer os nossos pacotes de viagens.

Imagens © Direitos Reservadosa