costa azzurra, Villefranche sur mer

Também conhecia como ‘Riviera Francesa’, a Côte d’Azur é a zona litoral do sul de França encostada ao Mar Mediterrâneo, de Toulon a Menton, já na fronteira com a Itália. É considerada por muitos uma das regiões mais luxuosas e requintadas do mundo, onde actores de cinema e figuras importantes passava temporadas no Inverno, primeiro, e depois no Verão.

O final do século XIX marcou a preponderância da Côte d’Azur no cenário da sofisticação e aonde grandes elites se dirigem, tornando-o, ainda hoje, um local popular. Para além disso, é aqui, também, que se realiza um dos festivais de cinema mais reconhecidos no mundo inteiro, o Festival de Cinema de Cannes.

Interpass_Cote_Dazur_01

Nice é uma das cidades mais visitadas da Côte d’Azur, um ponto de paragem obrigatório para quem quer conhecer a região. Pitoresca e singular, Nice engloba tudo: tem dois rios, o Paillon e o Magnan, é rodeada pela linha montanhosa de Mercantour e encerra em si algumas colinas, sendo a mais conhecida a de Cimiez, que contém vestígios de civilizações antigas.

Interpass_Cote_Dazur_02

A 40 minutos de comboio de Nice encontramos o Mónaco, o principado mais cobiçado da região, fundando em 1297 pela Casa de Grimaldi. Com apenas 202 hectares, o Mónaco é um dos mais pequenos microestados europeus. O fascínio pelo Mónaco por parte dos turistas e dos visitantes diários é tanto que acabou por permitir que os próprios habitantes nativos, os monegascos, sejam uma minoria no próprio país.

Interpass_Cote_Dazur_03

Cannes é, igualmente, um ponto de passagem inevitável, nem que seja para usufruir da praia e ficar a conhecer o edifício onde se realiza o maior festival de cinema do mundo. Saint Tropez fica um pouco mais distante, já que é necessário apanhar um barco para lá chegar, mas vale a pena pôr o pé na cidade onde viveu Brigitte Bardot nos anos 60.

Imagens © Direitos Reservados