Interpass - Açores

Terra natal de ilustres personalidades e de poetas como Teófilo Braga, Antero de Quental, Curry Cabral, Vitorino Nemésio, Natália Correia ou Jaime Gama, as “ilhas afortunadas”, como na Antiguidade Clássica eram chamadas, ganham cada vez mais visitantes nacionais e estrangeiros, atraídos pelas paisagens únicas no mundo.

Interpass - Açores

Apesar de só há relativamente poucos anos os Açores terem vindo a conquistar a atenção do turismo internacional com maior relevo, o certo é que o arquipélago teve um papel decisivo em períodos da História do país e do mundo como nos alvores da expansão marítima portuguesa e nos séculos seguintes, servindo de escala a expedições e rotas comerciais para as Américas e Índia, e durante a Segunda Guerra Mundial como um ponto estratégico vital para as Forças Aliadas. E ainda hoje os Açores mantêm a sua importância na geografia mundial como centro de comunicações e de apoio à aviação militar e comercial.

Interpass - Açores

São nove as ilhas que compõem o arquipélago, agrupadas em três conjuntos: o grupo oriental, com Santa Maria e São Miguel; o grupo central com Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial; e o grupo ocidental com Corvo e Flores. Cada ilha tem a sua particularidade e os seus pontos de interesse, mas em todas há muito para ver e para fazer.

Interpass - Açores

Os passeios a pé, a cavalo ou de bicicleta são ideais para explorar a natureza e, estando o mar sempre presente, as atividades náuticas são variadas, desde o mergulho, os passeios de barco, a vela, o surf, a pesca desportiva ou a fotografia subaquática. Os amantes da fauna e da flora encontram nos Açores um verdadeiro Éden, observando aves, baleias e golfinhos e espécies vegetais.

Interpass - Açores

As ilhas das Flores e do Corvo são as mais distantes. No Corvo merece a visita a Igreja de N.ª Sr.ª dos Milagres, o Centro de Interpretação Ambiental e Cultural e o Miradouro do Caldeirão. Já nas Flores não deixe de visitar as Sete Lagoas, a Caldeira Funda e Rasa, o Poço do Bacalhau, a Fajãzinha, a Fajã de Lopo Vaz e a gruta dos Enxaréus.

Interpass - Açores

No grupo central, a ilha do Faial é conhecida a nível mundial pelo mural da marina da cidade Horta, onde é tradição que a tripulação de cada embarcação que ali aporte faça uma pintura, e pelo vulcão dos Capelinhos. Para além destes dois pontos, visite ainda o miradouro de Espalamaca, o Forte de Santa Cruz, o Monte da Guia, a Fábrica da Baleia de Porto Pim, o Jardim Botânico, a Igreja Matriz de São Salvador e, claro, passe pelo Peter’s Café Sport.

Interpass - Açores

Na ilha do Pico, alguns dos pontos de interesse são a montanha do Pico, a gruta das Torres, o Mistério da Prainha e os Mistérios de São João e Silveira, o Museu do Vinho e o Museu dos Baleeiros.

Interpass - Açores

Em São Jorge, explore a Fajã da Caldeira de Santo Cristo, visite a Igreja Matriz de São Jorge, a Igreja de Santa Bárbara e o Museu Etnográfico. Na Graciosa, detenha-se no Monte de N.ª Sr.ª da Ajuda, conheça as furnas de enxofre e entre nas igrejas de Nª Sr.ª da Luz e de Santa Cruz. Finalmente, na Terceira, descubra as ruas do centro histórico da cidade de Angra do Heroísmo e visite a Sé Catedral e o Tesouro da Sé. A Igreja Matriz de Praia da Vitória também é de visitar, bem como as maravilhas naturais da Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros.

Interpass - Açores

Por último, no grupo mais perto do continente, destacamos em São Miguel a famosa Lagoa das Sete Cidades, cujas águas são de um lado azuis e de outro verdes, a Caldeira Velha e o Parque da Ribeira dos Caldeirões. Não deixe de explorar Ponta Delgada e de ver de perto o ex-líbris da cidade, as Portas da Cidade. Na ilha de Santa Maria, encante-se com o passeio de barco pelo ilhéu das Formigas e com a Ribeira de Maloás. Explore a paisagem da Baía dos Anjos e da Baía de São Lourenço e visite a Capela de N.ª Sr.ª dos Anjos.

Interpass - Açores

Em todas as ilhas as Festas do Espírito Santo, de Abril a Agosto, animam as gentes e os visitantes são convidados a participarem das tradições, juntando-se às romarias e aos arraiais. A gastronomia da região é rica e alguns pratos e ingredientes são bem conhecidos:  o queijo da ilha de São Jorge, o bolo lêvedo, o ananás, o chá Gorreana, a alcatra de carne de vaca ou de peixe da ilha Terceira ou o cozido das Furnas de São Miguel.

Interpass - Açores

O património natural, cultural e arquitetónico do arquipélago é vasto e rico e os Açores foram eleitos como um dos destinos mais sustentáveis do mundo. Com tanto para conhecer e descobrir, o difícil será escolher. Por isso, venha ter connosco para se informar mais sobre cada ilha e planear a sua viagem.

Interpass - Açores

Imagens © Direitos Reservados