Interpass_Zezere_05

Das seis aldeias que fazem parte do Zêzere, apenas Mosteiro não toca as margens do rio. Álvaro, Barroca, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima e Pedrógão Pequeno são as Aldeias do Xisto que fazem parte desta região, um destino inconfundível de riqueza cultural.

Interpass_Zezere_01

Nas Aldeias do Xisto, as pedras fazem parte da sua identidade e é com elas que se faz história e se ilumina uma região inteira. São aldeias únicas e que merecem toda a nossa atenção, essencialmente pelo facto de se localizarem no interior do país, um território deixado muitas vezes ao acaso.

Interpass_Zezere_02

Neste grupo em particular acontece a Grande Rota do Zêzere, a primeira rota multidisciplinar do país que pode ser percorrida a pé, de bicicleta e de canoa. São 370 km de extensão que ligam a nascente do Rio Zêzere, no Covão D’Ametade até à foz, em Constância. Este percurso atravessa 13 concelhos: Manteigas, Covilhã, Guarda, Fundão, Pampilhosa da Serra, Vila de Rei, Oleiros, Sertã, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Ferreira do Zêzere, Abrantes e Constância.

Interpass_Zezere_03

Vale a pena visitar uma das áreas naturais de maior diversidade ambiental em Portugal, o Zêzere.

Interpass_Zezere_04

Imagens © Direitos Reservados