Interpass_Escocia_01

Escócia esconde muitos segredos: céus infinitos de mão dada às paisagens, exemplares de fauna e de flora extraordinários e um povo hospitaleiro e amável. À mesa, o marisco é fresco e como nenhum outro no mundo, ou pelo menos é assim que o apresentam e as expectativas são sempre correspondidas.

Interpass_Escocia_02

O património histórico da Escócia é, muito provavelmente, uma das principais atracções deste país do Reino Unido e a que mais interesse suscita nos que visitam. Cada canto na paisagem é um passo dado na História de um povo de batalhas, donos de centenas de castelos e de fortes como Caerlaverock ou Craigmillar, tudo um reflexo de um passado turbulento e violento.

Interpass_Escocia_03

Não sendo possível deixar este passado para trás, deixemo-nos levar, também, para um mundo de cultura literária e musical extremamente rico, da poesia de Robert Burns às canções de Emeli Sandé. Explore as cidades de Edimburgo e Glasgow, como os museus Kelvingrove, o Discovery Point de Dundee ou o Museu Marítimo de Aberdeen, e fique a conhecer os marcos históricos e culturais que serviram de base para artistas, engenheiros, exploradores, escritores e inventores no que diz respeito à evolução do país.

Interpass_Escocia_04

A gastronomia renovada e modernizada, em que os produtos locais são tidos em conta, e a frescura do marisco acabado de apanhar ou das carnes que foram criadas a alguns quilómetros de distância, fazem da mesa um local de refúgio e de repasto, renegando a ideia de que tudo aqui é frito. O whisky acompanha as festividades e afasta o frio húmido que se faz sentir, tanto na cidade como no campo. Na Escócia, no fundo, o campo está em todo o lado e é isso que faz deste país um destino essencial para quem procura aventuras e tranquilidade num admirável mundo novo.

Imagens © Direitos Reservados