Interpass - Cruzeiros Pullmantur

O Verão é a época ideal para conhecer ou revisitar algumas das cidades do norte da Europa, pois é a altura em que as temperaturas são mais convidativas para os turistas oriundos de países mais temperados como o nosso, e em que muitas destas cidades realizam as suas festas anuais e festivais temáticos (gastronomia, música, dança, etc.), trazendo outra animação e alegria à atmosfera urbana. E é a época perfeita para fazer a viagem de barco, descobrindo novas perspectivas à medida que se navega rumo ao horizonte do Atlântico Norte e do Báltico. A pensar nisto, a Pullmantur criou o cruzeiro Encantos Norte da Europa.

Interpass - Cruzeiros Pullmantur

A viagem do cruzeiro Encantos Norte da Europa inicia-se no ponto mais simbólico de qualquer travessia marítima, a cidade de onde partiram caravelas e naus que desbravaram mares nunca dantes navegados e que descobriram novos mundos – Lisboa. Para os turistas estrangeiros que também fazem este cruzeiro é uma oportunidade de conhecerem a cidade, nomeadamente a zona histórica dos bairros ribeirinhos.

Interpass - Cruzeiros Pullmantur

Daqui o navio Monarch segue rumo a Vigo, um dos mais importantes portos marítimos de Espanha, determinante para a actividade pesqueira. Na zona costeira da cidade fica o Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas, no arquipélago das Cíes.  O parque é considerado um dos mais maravilhosos do país e uma das praias de Cíes foi eleita pelo The Guardian como a mais formosa do mundo.

Interpass - Cruzeiros Pullmantur

Deixando para trás Vigo, o Monarch navega para Cherburgo, na costa francesa da Baixa Normandia. Embora não seja muito familiar entre nós, esta cidade portuária tem tido a sua importância ao longo da história pela sua localização estratégica. Durante vários séculos foi alvo de disputa entre ingleses e franceses, até que estes últimos conseguiram a sua conquista definitiva e tornaram-no num potente porto militar. Aquando do plano de desembarque das tropas aliadas na II Guerra Mundial, Cherburgo foi um dos pontos pensados para tal acontecimento. O porto tornou-se também uma escala dos navios transatlânticos do início do século XX, como o conhecido Titanic. Dada a sua ligação ao mar, Cherburgo ganhou pujança como pólo de construção naval.

Interpass - Cruzeiros Pullmantur

Ainda em Cherburgo, desembarcamos para uma excursão a Paris, a cidade mais icónica da Europa e do mundo e o destino de sonho de milhares de pessoas de todo o globo. A Cidade das Luzes está sempre de braços de abertos para receber todos os que ali queiram viver momentos inolvidáveis. No regresso, todos a bordo para Harwich, no Reino Unido.

Interpass - Cruzeiros Pullmantur

Cortando as águas do Canal da Mancha, o Monarch entra no Mar do Norte e larga âncora no porto de Harwich, na região do Essex. Devido à sua privilegiada localização, que permite uma rápida travessa para o continente, é um dos mais movimentados portos do Reino Unido e aqui acostam embarcações comerciais e de turismo. A cidade merece a visita, quer pela sua arquitectura tradicional recuperada e muito bem conservada, quer pelo Museu do Mar e pelo Museu Nacional das Comunicações, ambos alojados em antigos faróis. Outro factor interessante é Harwich ser bastante próxima de Colchester, considerada a cidade mais antiga de Inglaterra. Harwich é mundialmente famosa por ter sido o porto de embarque do navio Mayflower, que em 1620 levou os primeiros colonos ingleses ao continente americano e que ficaram conhecidos por “Peregrinos”.

Interpass - Cruzeiros Pullmantur

A próxima escala do cruzeiro é já na Holanda, em Amesterdão. Célebre pela arquitectura e pelos seus canais classificados como património mundial pela UNESCO, a cidade é um dos mais importantes portos do globo, um dos principais centros financeiros da Europa, sendo a mais antiga bolsa de valores, e dos maiores pólos culturais do mundo, ao lado de Londres, Paris, Berlim ou Nova Iorque. A riqueza de culturas e de gentes que desde cedo prevaleceu na cidade tornou-a residência de filósofos, políticos, mercadores, banqueiros, escritores e artistas, dos quais Rembrandt, Vincent van Gogh e Spinoza. Para além dos canais, destaca-se o Museu Van Gogh, a Casa-Museu Rembrandt e a Casa de Anne Frank, o Rijksmuseum e o Stedelijk Museum, o palácio real, a Praça Dam, o bairro vermelho e o mercado das flores.

Interpass - Cruzeiros Pullmantur

Na nossa rota segue-se Copenhaga, a acolhedora capital da Dinamarca, considerada como uma das cidades mundiais com melhor qualidade de vida. A localização privilegiada que permite a ligação entre o Mar do Norte e o Báltico deu ao porto desta cidade uma vantagem competitiva em termos económicos que foi convertida no desenvolvimento de infraestruturas e de aproveitamento dos vários recursos. Aproveite a escala em Copenhaga para visitar o Palácio de Amalienborg, onde vive a família real dinamarquesa, o Palácio de Christiansborg, os jardins de Tivoli, o Jardim Botânico e as suas estudas, o Castelo de Rosenborg e, claro, a estátua da Pequena Sereia que está no Cais de Langelinie.

Interpass - Cruzeiros Pullmantur

Da Dinamarca a rota segue para o fim da viagem e o navio Monarch atraca no porto de Rostock, um dos mais emblemáticos da Alemanha. Na costa do Báltico e na foz do rio Warnow, esta cidade foi no passado longínquo alvo de cobiça de dinamarqueses e suecos e a sua economia foi  sendo assente nas indústrias navais, nomeadamente na construção naval, e no turismo. Rostock é uma cidade de atmosfera vibrante, destacando-se pelo charme do porto e da arquitectura local, apesar de ter sofrido bastante com a II Guerra Mundial. Não deixe de visitar a igreja de Santa Maria, na qual o famoso relógio astronómico construído por Düringer em 1472 bate as horas com exactidão, as igrejas de São Pedro e de Sant’Ana, a Rathaus (a câmara municipal), o portão Kropelin e a Kröplinerstrasse, a rua mais popular da cidade.

Interpass - Cruzeiros Pullmantur

Se estes cativantes portos e cidades fazem parte dos destinos que gostaria de visitar, então, embarque nesta travessia fascinante. Venha ter connosco para saber todos os detalhes do cruzeiro Encantos Norte da Europa e reservar o seu lugar a bordo do Monarch.

Imagens © Direitos Reservados