Já aqui enaltecemos a beleza da  paisagem natural da ilha da Madeira, sugerindo a visita aos seus jardins e à floresta laurissilva, com espécies únicas no mundo, e a tranquilidade ímpar da ilha de Porto Santo. Mas o arquipélago da Madeira – as ilhas Desertas, as ilhas Selvagens, a ilha de Porto Santo e a ilha da Madeira – tem muito mais para oferecer.

E oferece-nos um mar de azul profundo, impossível de ignorar. Os passeios de barco são uma excelente forma de explorá-lo. Pode optar por percorrer  a ilha da Madeira, deslumbrando-se com a panorâmica sobre a costa e conhecendo pormenores apenas vistos do mar. Ou visitar  nas ilhas Desertas o refúgio das focas monge, também conhecidas por lobos marinhos. O Interpass Clube sugere-lhe o passeio de barco com observação de golfinhos, baleias, tartarugas e outras espécies marinhas, podendo nadar com eles! Estes passeios fazem-se sob a vigilância e acompanhamento de profissionais certificados, como guias e biólogos marinhos, por isso não há razões para temer.
Uma viagem ao centro da terra é outra perspectiva que sugerimos: uma excursão às grutas de São Vicente e ao Centro do Vulcanismo, na costa norte da ilha da Madeira.

É um passeio inesquecível ao fundo do vale onde se formou o arquipélago da Madeira. De origem vulcânica, estas grutas existem desde há cerca de 400 mil anos! No Centro do Vulcanismo ficará a saber como tudo se passou: há espectáculos audiovisuais que recriam a evolução geológica, a erupção do vulcão e a formação do arquipélago.

Ainda em São Vicente e porque decerto esta visitar abrir-lhe-á o apetite, recomendamos o restaurante Varadouro dos Juncos. Como todos os restaurantes típicos tradicionais, aqui deliciar-se-á com uma boa refeição de que não há reclamações e desfrutar da magnífica vista sobre o mar.

© Direitos Reservados