Um outro destino contemplado para uma visita de última hora foi Barcelona e quem aproveitou o fim-de-semana foram as bloggers Alexandra Neto, do blog XANALICIOUS, e Margarida Revesso, do blog A Miúda dos Saltos Altos. Alexandra Neto deixa-nos o primeiro testemunho:

«Durante o fim-de-semana de 14, 15 e 16 de Dezembro, estive em Barcelona a convite do Interpass Clube, na belíssima companhia da Margarida. O convite foi recebido com imenso entusiasmo, apesar de ambas já conhecermos a cidade. Por mim falo, mas AMO Espanha! Adoro os espanhóis, adoro a língua (neste caso línguas, porque também arranho o catalão), adoro o clima e a disposição! O convite foi ideal: sentia vontade de mudar de ares, e ao mesmo tempo sem aquela pressão de ter que ir aqui ou ali — apenas desfrutar do melhor que nuestros hermanos têm para nos oferecer. O dia 14 – Sexta-Feira – começou cedo, e às 6h20 já estávamos na Portela, prontas para voarmos até El Prat. Correu tudo lindamente, como é costume da TAP, e pelas 11h já estávamos em plena Plaza de Catalunya, onde ficava o nosso hotel. Do aeroporto até ao centro escolhemos o AeroBus: são rápidos, cómodos, práticos e baratos! O hotel onde ficámos, o H10 Catalunya Plaza, tinha uma vista fantástica, já para não falar nas condições. As idas à varanda eram uma constante, sempre com imensas fotografias. Depois de descansarmos um bocadinho, e arrumarmos tudo, rumámos às ruas!

Interpass - Barcelona

© Margarida Revesso

Passeámos imenso neste dia: “Ramblas” (e Mercat de la Boqueria, paragem obrigatória com direito a esquecer a dieta), e Catedral de Barcelona, com paragem por uma feira de Natal. Depois de uma paragem para um — merecido — lanche no Starbucks, rumámos à Avenida Portal de L’Àngel (avenida paralela à La Rambla) até ao final da Passeig de Grácia. Nesta última pudemos apreciar as famosas casas: Milà, Batlló, Lleó Morera e a casa Amatller. Pudemos ainda apreciar as montras de algumas das lojas de luxo mais conhecidas do mundo da moda como Louis Vuitton, Prada, Miu Miu, Chanel (entre muitas outras), mas também algumas mais acessíveis como COS, Oysho, H&M, e Zara. À noite ainda demos uma voltinha, e acabámos por jantar no restaurante do El Corte Inglés, que ficava a dois passos do hotel. O segundo dia foi de passeio, e os principais pontos foram a Sagrada Família e o Park Güell. Antes de sairmos, tomámos um fabuloso pequeno-almoço no hotel que tinha imensa variedade. Apanhámos o metro até à Sagrada Família, andámos por lá a apreciar a famosa catedral, e as redondezas, e depois apanhámos novamente o metro até Vallarca. Para visitar o Parc Güell pode parar-se em duas estações: Vallarca ou Lesseps. Ambas ficam mais ou menos à mesma distância, e é sempre preciso andar um bocado (a subir). Mas o parque, e a vista sobre a cidade, fazem compensar o esforço. Ao fim de tarde, demos mais umas voltas pelas redondezas do Hotel, com direito a algumas comprinhas e a um saboroso gauffre no Mercat de la Boqueria. Neste mercado, a comida tem um maravilhoso aspecto, e os preços são bastante acessíveis. Voltámos ao Hotel para descansar um pouco, e tomar banho, e saímos em busca de um restaurante para comermos umas tapas! Os preços para jantar por aquela zona da cidade são todos muito semelhantes, sendo possível comer com menus que rondam os 15/20 euros por pessoa, ou ainda por menos.

Interpass - Barcelona

© Alexandra Neto

Ao terceiro dia, as pernas já pesavam um pouco (muito?), mas ainda assim rumámos à Praça de Espanha e ao Museu Nacional de Arte da Catalunha, e voltámos pela Gran Via de les Corts Catalanes (que parecia não ter fim), até à zona da Universidade. Entretanto parámos para um Starbucks e, como faltava pouquinho para o regresso, ainda demos mais uma voltinha pela Praça da Catalunya.
A meu ver, Barcelona vê-se perfeitamente bem em três dias, com tempo para o “principal”, que, ao que fizemos, acrescentaria a zona de Montjuïc, com o respectivo parque e o estádio olímpico, o Camp Nou, e alguns museus dentro das vossas preferências. E ainda há tempo para dar alguns passeios ‘sem rumo’, para umas valentes petiscadas, e… Boas compras, claro! Passámos três dias belíssimos: passeámos, rimos, comemos (bem, mas bem!!), fizemos compras, vimos e revimos vários sítios lindíssimos da cidade.

Interpass - Barcelona

© Alexandra Neto

A minha opinião final, como visitante: querem um fim-de-semana de passeio e lazer? Com belas vistas, cultura, passeio, lojas e boa comida? Que seja fora, mas não demasiado dispendioso? Barcelona é um dos destinos ideais, sem dúvida nenhuma!»