Interpass - Veneza - Itália

É uma das cidades mais visitadas de toda a Europa e do mundo, um dos lugares que fazem parte do imaginário de qualquer pessoa e destino de sonho para amantes das artes e de casais apaixonados. A par com Paris, Veneza é considerada a cidade mais romântica do mundo, enfeitiçando habitantes e turistas com a beleza dos seus edifícios e dos seus canais e com a deslumbrante vista para a sua lagoa e para o mar.

Interpass - Veneza - Itália

Veneza está localizada numa lagoa do mar Adriático que tem o mesmo nome e, na realidade, a cidade engloba mais de 100 pequenas ilhas, todas ligadas entre si pelos famosos canais e pontes, e uma zona circundante no continente.

Interpass - Veneza - Itália

Constituindo desde sempre o núcleo da cidade e sendo hoje o seu centro histórico, a área insular estava isolada de terra firme e o transporte de pessoas e mercadorias era feito exclusivamente por barcos, as gôndolas. Em meados do século XIX, foi construída a primeira ponte ferroviária para ligar o centro ao continente e foi substituída nos anos 1930 pela actual Ponte della Libertà.

Interpass - Veneza - Itália

Também conhecida como “rainha do Adriático”, Veneza tem muito para oferecer, tanto a quem lá vive como a quem a visita, pois é possuidora de um legado histórico de enorme importância, quer para Itália como para o Mediterrâneo, a Europa e o mundo. Aqui se encontraram comerciantes vindos de todos os cantos do globo, trazendo as mais estranhas e fascinantes mercadorias, como sedas, pérolas, especiarias, frutos e plantas; aqui nasceram e viveram artistas e estudiosos que influenciaram as várias disciplinas, desde pintura, escultura, música ou a literatura.

Interpass - Veneza - Itália

Perante o vasto leque de locais a visitar, a melhor opção para quem faz uma fuga de fim-de-semana é usufruir da cidade em si, tirando proveito do facto de não circularem carros para passear calmamente pelas suas ruelas e pontes e sentir a atmosfera nostálgica.

Interpass - Veneza - Itália

Se for a primeira vez que visita a cidade, sugerimos que faça o percurso da linha nº 1 do Vaporetto, nome dos barcos que fazem o transporte público em Veneza (aqui o bus é substituído pelo barco). Esta linha faz o percurso pelo Grande Canal e passa pelos principais pontos de interesse, pelo que é um excelente ponto de partida para conhecer a cidade.

Interpass - Veneza - Itália

Um deste pontos é a Praça de São Marcos, bem no coração de Veneza. Ao seu redor ficam a Basílica de São Marcos, a Torre do Relógio, o Campanário (onde se pode subir de elevador para avistar toda a área da cidade a uma altura de 98,6m), o Palácio Ducal ou Doge e a Ponte dos Suspiros.

Interpass - Veneza - Itália

Ainda na Praça de São Marcos, não deixe de tomar um café no estabelecimento mais antigo da Europa que permanece aberto ao público: o Caffè Florian. Em funcionamento desde 1720, soube acompanhar a evolução dos tempos e a sua decoração denota isso mesmo. Ao longo dos séculos, passaram pelo Florian celebridades como Casanova, Madame de Staël, Stendhal, Lord Byron, Percy Shelley, Thomas Moore, Charles Dickens, Claude Monet, Chaplin, Clark Gable, Ernest Hemingway e Andy Warhol, entre tantos outros.

Interpass - Veneza - Itália

Nesta fuga inclua um passeio de gôndola que, embora um pouco dispendioso, lhe proporcionará memórias inesquecíveis. Os passeios fazem-se de dia ou à noite, com as opções de serenata, champanhe ou jantar.

Interpass - Veneza - Itália

Imagens © Direitos Reservados