Interpass - Funchal em 3 dias – o guia essencial

A cidade capital do arquipélago da Madeira tem encantos diversos e acolhe os visitantes em jardins, ruas animadas pelo comércio, em mercados onde se encontram os produtos da região desde as flores ao peixe e à fruta, em restaurantes típicos, em agradáveis esplanadas, em bares e discotecas e em paisagens de grande beleza. Conheça alguns destes pontos num roteiro de 3 dias pelo Funchal.

Interpass - Funchal em 3 dias – o guia essencial

No primeiro dia

Comece o dia por um passeio no Parque de Santa Catarina, desfrutando da vista sobre a baía do Funchal. O parque é composto por áreas de relvado, de caminhos empedrados, de canteiros de flores, de áreas de arvoredo com exemplares de vários pontos do globo e de uma lagoa com peixes, patos e cisnes. Dispõe de um café com esplanada, de parque infantil e ludoteca. Dentro do parque foi mantida a Capela de Santa Catarina, mandada construir por D. Constança, mulher de Gonçalves Zarco, e existem ainda miradouros e vários elementos escultóricos espalhados pelo recinto.

Interpass - Funchal em 3 dias – o guia essencial

De seguida, visite a Catedral do Funchal cujo teto em estilo mudéjar merece destaque especial. Erguida no século XVI , a catedral é de grande beleza e é um exemplar arquitetónico da fusão de estilos. Siga para o célebre Mercado dos Lavradores, decorado com enormes painéis de azulejos e onde a profusão de cores e aromas faz a delícia de turistas nacionais e estrangeiros. Aproveite que está no centro da cidade e almoce num dos inúmeros restaurantes que cozinham pratos da gastronomia tradicional da Madeira, como as ovas de peixe espada preto em molho vinagrete, os filetes de peixe espada presto com banana e molho de maracujá, as espetadas em pau de louro ou a carne em vinhos-e-alhos.

Interpass - Funchal em 3 dias – o guia essencial

De tarde, apanhe o teleférico para subir até ao Monte, uma das zonas de eleição dos funchalenses, e visitar a Igreja de Nª Sr.ª do Monte e o Jardim Tropical Monte Palace, onde a vegetação luxuriante cria uma atmosfera de imensa tranquilidade e evasão. Devido ao clima da ilha, existe aqui um conjunto ímpar de plantas exóticas e de espécies vegetais que confere um carácter único a este jardim. No final do dia, aventure-se a regressar num dos carros de cesto, numa alucinante descida de cerca de 2 quilómetros.

Interpass - Funchal em 3 dias – o guia essencial

No segundo dia

Sugerimos um percurso mais longo, visitando locais mais afastados da cidade que proporcionarão belas recordações e fotografias. Rume ao Miradouro da Eira do Serrado, a 1095 metros, onde ficará deslumbrado com a vista panorâmica sobre a ilha e sobre a conhecida e mística freguesia de Curral das Freiras. Desça para esta povoação cuja história relembra a fuga das religiosas para estas terras perante o saque dos piratas franceses em 1566. Todo o trajeto até às profundezas deste vale está envolto numa aura de misticismo, numa estrada feita apenas em meados do século XX.

Interpass - Funchal em 3 dias – o guia essencial

Para os amantes da natureza, o dia poderá ser preenchido com a descida de uma “levada”, desfrutando do contacto direto com a paisagem do seu estado mais intacto. Existem mais de 200 levadas que atravessam a Madeira, uns de percurso extremamente difícil. É essencial apetrechar-se de calçado apropriado e de roupas confortáveis, não esquecendo de levar consigo água, uma lanterna e lanche. Para os mais audaciosos e bem preparados fisicamente, a Levada do Curral é um caminho aliciante, embora com grau de dificuldade e perigosidade. A levada dos Piornais é de dificuldade reduzida e a mais adequada aos comuns dos visitantes.

Interpass - Funchal em 3 dias – o guia essencial

No terceiro dia

Dedique o seu último dia a conhecer o património histórico, visitando alguns dos monumentos do Funchal, como a Igreja de São João Evangelista. Datada do século XVIII, a igreja estava incluída no colégio jesuíta com o mesmo nome e hoje está classificada como monumento nacional, possuindo no seu interior frescos de grande beleza. Perto da igreja encontra-se o edifício dos Paços do Concelho do Funchal, numa construção setecentista que era propriedade do Conde de Carvalhal. Já no século XX, o palácio foi restaurado por Raúl Lino e Carlos Ramos. Do outro da praça, situa-se o Museu de Arte Sacra que acolhe uma das maiores coleções de pintura da arte flamenga.

Interpass - Funchal em 3 dias – o guia essencial

Depois do almoço e para aproveitar bem o dia, conheça o Funchal de outra perspetiva e faça um passeio de barco, descobrindo a costa da ilha e, quem sabe, observando os golfinhos.

Interpass - Funchal em 3 dias – o guia essencial

O Funchal é uma cidade com uma oferta variada de alojamento, desde as opções mais sofisticadas às mais tradicionais, espaços pensados para que cada hóspede se sinta em casa. Venha ter connosco para conhecer os nossos pacotes e traçar em conjunto a sua próxima viagem à Madeira.

Interpass - Funchal em 3 dias – o guia essencial

Imagens © Direitos Reservados