Interpass - Menorca - Espanha

Das cinco ilhas que compõem as Baleares, Menorca é a segunda maior e a mais setentrional do arquipélago. E face a Maiorca e Ibiza, mais agitadas e procuradas por turistas estrangeiros e nacionais, oferece mais tranquilidade e uma maior preservação dos recursos naturais e históricos e autenticidade das gentes e suas tradições.

Interpass - Menorca - Espanha

Os cerca de 700 km2 de Menorca caracterizam-se por paisagens naturais únicas que contrastam com a presença humana, ali desde a pré-história, conferindo à ilha um ambiente rústico merecedor de uma estada mais prolongada e de regressar sempre. São as praias de rara beleza banhadas pelas águas de tons azuis e verdes, são as enseadas ladeadas por pinhais, são os estuários e as baías, são as estradas e veredas que conduzem a povoações de encanto bucólico e, claro, o eterno Mediterrâneo de calmaria que atrai os mareantes e os praticantes de mergulho.

Interpass - Menorca - Espanha

As principais cidades de Menorca são Mahón, a capital, e Cuidadela. Aqui e para além da cidade em si, os principais pontos de interesse são a Naveta d’Es Tudon, um túmulo colectivo datado da Idade do Bronze, e os desenhos rupestres da gruta de Santa Ana de Tourraulbet. Já na capital sugere-se a visita à igreja de Santa Maria, célebre por possuir o órgão mais bonito da Europa, ao Museu Hernández Mora e ao Theatre Principal, réplica do famoso Scala de Milão.

Interpass - Menorca - Espanha

A ilha é salpicada por pequenas vilas piscatórias de charme único, como Ferreries, na baía de Santa Galdana, Fernells, San Luís e Es Castell. Vale a pena ainda ver as ruínas de Talatí de Dalt e as de Trepucó.

Interpass - Menorca - Espanha

A natureza é a grande atracção de Menorca, sendo aqui uma das mais importantes áreas húmidas do sul da Europa e que se tornou no Parque Natural Albufera d’Es Grau, reserva natural de aves migratórias. É o local ideal para quem aprecia as actividades ao ar livre como as excursões e caminhadas a pé ou cavalo, o mergulho, o windsurf ou a vela.

Interpass - Menorca - Espanha

A gastronomia tradicional privilegia os pratos de peixe, destacando-se a caldeirada de lagosta, uma especialidade de Fornells. Os queijos e o leite são bastante apreciados e é nesta ilha que se destila o reconhecido Gin de Xoriguer. Mas para degustar em pleno de todos os sabores típicos da região nada melhor do que comer na Cova d’en Xoroi, uma gruta situada nas falésias para o mar, em Cala en Porter.

Interpass - Menorca - Espanha

Com um “portefólio” de fazer inveja aos locais mais idílicos do mundo, Menorca é, sem dúvida, um éden bem perto de nós.  Venha ter connosco e conheça todos os pormenores para uma estada memorável nas Baleares.

Imagens © Direitos Reservados