Interpass - No encalço da Civilização Maia

Desengane-se quem pensa que a América Central é apenas praia e mar. O encanto de uma das regiões mais bonitas do planeta deve-se também aos povos e à sua herança cultural. A riqueza deste legado advém desde as antigas civilizações pré-colombianas, da qual a Maia é exemplo.

Interpass - No encalço da Civilização Maia

Persistiram até aos nossos dias vestígios da Civilização Maia, classificados como património mundial pela UNESCO. São ruínas de cidadelas, de templos e de estruturas agrícolas que se situam num território que abrange países como o México, a Guatemala ou Honduras. Sugerimos a visita a quatro sítios arqueológicos:

Copán, nas Honduras

Descobertas no século XVI pelo espanhol Diego Garcia de Palacio, são património protegido pela UNESCO. É um complexo constituído por praças, templos, pirâmide e campo de jogos. No sítio foi erguido o Museu da Escultura para preservar e estudar artefactos.

Interpass - No encalço da Civilização Maia

Tikal, na Guatemala

As ruínas ficam inseridas no Parque Nacional de Tikal, em plena floresta tropical, por isso há vestígios embrenhados entre a vegetação, estendendo-se por uma grande área. Pelos estudos feitos, estima-se que fossem cerca de 90 mil os seus habitantes. Tikal compõe-se de vários templos, pirâmides, palácios, habitações, edifícios administrativos, estruturas de lazer e de desporto.

Interpass - No encalço da Civilização Maia

Palenque, no México

Pela riqueza e qualidade dos artefactos e pela complexidade das estruturas arquitetónicas, esta cidade é considerada pela UNESCO como o melhor exemplo da civilização Maia. Visitar Palenque é fazer uma viagem à essência desta antiga civilização.

Interpass - No encalço da Civilização Maia

Chitzén Itza, no México

O México possui verdadeiras preciosidades, sendo Chitzén Itza uma delas. É um dos expoentes máximos de uma das mais extraordinárias civilizações — a Maia. Os vestígios demonstram e provam que esta cidade teria sido o centro político e económico de toda a civilização Maia. A visita é obrigatória e memorável: grandes praças, templos majestosos, como o Templo de Kukulkán, e a enorme pirâmide.

Interpass - No encalço da Civilização Maia

Imagens (c) Direitos Reservados