Interpass O esplendor de Ayutthaya, Sukhothai e Chiang Mai na Tailândia

Se as paisagens verdejantes e exóticas e a sumptuosidade da corte do rei de Sião encantaram os portugueses no século XVI, o primeiro país ocidental a estabelecer contacto com aquele reino, hoje em dia a Tailândia exerce o mesmo fascínio e vale mesmo a pena conhecer o esplendor das antigas cidades de Ayutthaya, Sukhothai e Chiang Mai.

Interpass O esplendor de Ayutthaya, Sukhothai e Chiang Mai na Tailândia

Ayutthaya, a capital do antigo Reino de Sião

Hoje em dia, é uma cidade pequena de ambiente tranquilo, mas até ao século XVIII Ayutthaya foi a capital do antigo Reino de Sião, a atual Tailândia. Os vestígios desta cidade habitada pela realeza permanecem de pé e constituem um importante núcleo arqueológico composto por ruínas de edifícios públicos, privados, palácios e templos. Não deixe de visitar Wat Mahathat, o templo onde se encontra a famosa cabeça de Buda entre as raízes de uma árvore, e o Wat Lokkayasutha, o icónico templo da estátua de Buda deitado. As ruínas estão iluminadas à noite, por isso aproveite que a temperatura é mais amena e explore a cidade animada por música, bares, quiosques de comida de rua e mercados. Distando de Banguecoque em cerca de uma hora,  Ayutthaya é um dos locais que tem mesmo de conhecer na Tailândia.

Interpass O esplendor de Ayutthaya, Sukhothai e Chiang Mai na Tailândia

Sukhothai, a aurora da felicidade

Sukhothai é outra cidade imperial e terá sido a primeira capital do Reino de Sião. Considerada o berço da civilização tailandesa, Sukhothai teve o seu apogeu foi entre os séculos XVIII e XIV, época de que datam os primeiros escritos em tailandês e em que ocorreu uma significativa expansão do território. Tal como em Ayutthaya, também em Sukhothai existe um legado arqueológico de valor incalculável, estando classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Não deixe de visitar Wat Phra Phai Luarg, o templo com a estátua de Buda com mão dourada, e Wat Sarasak, o  templo com elefantes esculpido em alto relevo. Cheia de templos, de lagos e de jardins, Sukhothai transmite uma enorme sensação de paz e serenidade, pelo que tem mesmo de ver ao vivo o esplendor da cidade chamada de “aurora da felicidade”.

Interpass O esplendor de Ayutthaya, Sukhothai e Chiang Mai na Tailândia

Chiang Mai, a rosa do Norte

É no norte da Tailândia que encontramos Chiang Mai, uma cidade encantadora que exerce uma forte influência cultural e onde se revela o lado mais autêntico e genuíno deste país do sudeste asiático. Numa região de montanha coberta de floresta, Chiang Mai oferece paisagens naturais de grande beleza que lhe valeram o epíteto de rosa do Norte, sabores únicos da gastronomia típica local, ruas animadas de mercados abertos dia e noite, passeios de elefante, espaços de bem-estar onde poderá receber massagens terapêuticas, uma riqueza humana ímpar e um número quase infinito de templos, dos quais se destacam o Wat Chedi Luang, o Wat Phratat Doi Suthep, o Wat Phra Sing, um dos mais reverenciados no centro da zona antiga,  e o Wat Sri Suphan, todo construído em prata.

Dotada de magníficas paisagens nas quais se incluem praias paradisíacas e de uma rica diversidade cultural e humana, a Tailândia é uma daquelas grandes viagens que tem mesmo de fazer. Venha ter connosco para conhecer os nossos pacotes e fazer a sua reserva.

Imagens © Direitos Reservados