Aproxima-se o dia da viagem.

O Interpass Clube  tratou de tudo para si — as reservas do hotel, as passagens de avião, as excursões, os guias, os documentos e os vistos, está tudo pronto e confirmado. Falta a mala, fazer a mala. Por muito que se goste de viajar, decidir o que se coloca dentro da mala e evitar que algo fique  esquecido são tarefas nada prazeirosas. E quando a viagem é para destinos frios parece que fica mais complicado — afinal, o vestuário de Inverno é mais pesado e ocupa mais espaço. Mas não se queixe, damos uma ajuda.

O vestuário

Independentemente do estilo de cada um, há algumas regras básicas para todos. A primeira a ter em conta é a de manter o corpo confortável, quente, seco e hidratado. Apesar do frio, manter o corpo seco e hidratado é muito importante. Nos destinos frios, a variação de temperaturas entre o exterior e o interior é enorme e tanto o frio como o ar condicionado secam a pele e o organismo.  E a humidade da chuva e da neve arrefece o corpo.  Nos destinos frios, é crucial vestir-se em camadas, sendo a primeira a mais importante – a roupa interior. Esta deve ser em algodão, um tecido que absorve a transpiração (todos transpiramos, tanto no frio como no calor), permite ao corpo respirar e manter a temperatura.

O uso de peças de algodão aplica-se também a meias – o primeiro par será em algodão e depois em lã ou material térmico. As peças desta primeira camada de roupa devem ser em número superior às restantes, na fórmula 2 x n.º de dias. Na segunda camada, deverá usar camisas, blusas e t-shirts leves, por baixo de casacos de lã. Assim, se estiver em ambientes interiores demasiado aquecidos poderá despir o casaco ou blusa de lã e ainda ficar vestido de forma apresentável.  Leve uma camisa/ blusa/ t-shirt por cada dia de viagem.

Prefira casacos de lã a camisolas de lã, porque poderá arrefecer o corpo ao abri-los. E evite as camisolas de lã de gola alta, preferindo cachecóis, que são mais versáteis (protegem a garganta, nariz e ouvidos nos ambientes exteriores),  mais fáceis de despir e podem ser usados em vários coordenados de roupa. Leve 2 casacos de lã por cada 6 dias de viagem. Opte por aqueles que são quentinhos e leves e deixe no armário os mais volumosos. Opte ainda por aqueles que têm botões, já que os fechos poderão estragar-se. No diz respeito a saias e calças, preferia roupa de fazenda a jeans, pois estes absorvem mais a humidade.  No caso das senhoras, se gostar mais de calças do que saias, leve 4 pares por cada 6 dias de viagem. Se preferir saia a calças, leve 3 saias por cada 6 dias de viagem.  Se viajar para destinos de neve, deverá levar roupa impermeável própria para a neve.

A última camada corresponde aos sobretudos e/ou parkas. Deverá levar um bom sobretudo de fazenda e uma parka comprida. Como estas peças ocupam muito espaço, meta um na mala e o outro vai vestido.

Leve gorros e use luvas de pele ou tecido impermeável. Quanto ao calçado, deverá ser em pele impermeabilizada com sola anti-derrapante  – as solas em pele não protegem do frio nem da humidade (chuva, neve). Leve 4 pares de calçado por cada 6 dias de viagem.

Artigos

A par de câmaras fotográficas, de carregadores de telemóvel e outros gadgets, e dos produtos de higiene pessoal, dê atenção a outros artigos:

- medicamentos: apesar de terem nomes iguais, muitos medicamentos têm fórmulas diferentes de continente para continente e de país para país; por isso, é muito importante levar consigo os medicamentos a que está habituado, mesmo que sejam os mais básicos como aspirinas, anti-histamínicos, anti-gripes, etc.; não descure levar medicamentos, porque a mudança de clima e de hábitos alimentares poderá dar azo a pequenas constipações e indigestões;

- o frio queima a pele, por isso proteja as mãos e o rosto; use cremes hidratantes para o rosto, olhos e mãos, e batom para o cieiro; recomendamos levar consigo pomadas como Bepanthene ou Halibut, excelentes curativos da pele;

- óculos de sol, para proteger os olhos das agressões do sol, do vento, do frio.

Interpass - O que levar na mala

Para garantir que leva tudo de que precisará durante a viagem, comece a fazer uma lista 15 dias antes de partir e coloque-a no espelho da casa-de-banho.  Reserve uma caixa ou uma pequena mala de mão para ir colocando aquilo que é mais pequeno e que pode ser imediatamente guardado: medicamentos, rolos fotográficos, carregadores, os documentos e as passagens, produtos de higiene pessoal, etc.