Seja Inverno ou Verão, a Serra da Estrela é um destino de sonho para todos os que desejem descanso, gastronomia de topo e conforto sem medida. Durante o Inverno, a neve ─ e todas as actividades inerentes ao fenómeno ─ é a rainha da região. Contudo, as outras estações merecem a sua atenção, e é para isso que aqui estamos.

Interpass - Serra da Estrela

Aldeias Históricas
Assentes no alto das serras, as aldeias históricas guardam em si uma História de cerca de 900 anos. Graças à sua localização afastada dos centros frenéticos, é fácil descobrir os recantos bem cuidados destas aldeias de xisto e de granito, com memórias de conquistas e um património cultural invejável.

Queijo da Serra da Estrela
O queijo da Serra da Estrela é muito provavelmente um dos produtos de maior reconhecimento da região e de Portugal, constituindo um dos elementos culturais e históricos de se tirar o chapéu. Em praticamente todos os concelhos da Serra da Estrela é possível encontrar o verdadeiro queijo, que é produzido a partir de leite cru estreme de ovelha da raça Bordaleira Serra da Estrela, de fabrico inteiramente artesanal, da ordenha à maturação.

Interpass - Serra da Estrela

Praia Fluvial de Sandomil
Situada nas margens do Rio Alva, a praia fluvial de Sandomil é uma das jóias restauradas da região e que consiste, actualmente, num nicho de procura para quem visita a Serra da Estrela numa época mais quente e agradável para banhos. A vegetação envolvente complementa o cenário, que convida a piqueniques, passeios e tardes bem passadas. Como esta há outras, como a praia fluvial de Vila Cova e de Loriga.

Quinta do Crestelo
A Serra da Estrela esconde detalhes que só quem visita é que tem a verdadeira percepção da beleza que encerram. Um destes casos é o da Quinta do Crestelo, um complexo de casas de granito situadas num vale de 17 hectares rodeado por três ribeiras. Com esta descrição, é difícil resistir a uma visita para conhecer o terreno e, quem sabe, pernoitar neste espaço de harmonia perfeita entre a tradição e a natureza.

Museu de Arte Moderna Abel Manta
Em Gouveia é possível encontrar um dos museus mais reconhecidos da região, o Museu de Arte Moderna Abel Manta, com uma colecção de cerca de 108 obras de 72 artistas contemporâneos. Entre eles, para além de Abel Manta, podemos apreciar obras de Júlio Pomar, Bartolomeu Cid, Vieira da Silva e Arpad Szenes.

Imagens © Direitos Reservados