Interpass_Serra_Acor_01

Encaixada na cordilheira entre a Serra da Lousã e a Serra da Estrela, a Serra do Açor é uma das serras de Portugal que é predominantemente xistosa. Estendendo-se por uma área de cerca de 346 hectares, a Serra do Açor é atravessada por dois cursos de água, a Ribeira da Mata da Margaraça e a Barroca de Degraínhos.

Interpass_Serra_Acor_02

Arganil, Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital e Tábua são os concelhos atravessados pela Serra do Açor, todos do distrito de Coimbra.

Interpass_Serra_Acor_03

A paisagem é incrivelmente bonita, com algumas espécies de flora que a caracterizam e que deslumbram quem por lá passeia, como o lírio-martagão, a gilbardeira, o carvalho-alvarinho e o selo-de-Salomão, uma sinfonia no coração da Reserva Natural Parcial da Mata da Margaraça, considerada Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA).

Interpass_Serra_Acor_04

A Serra do Açor é conhecida particularmente pelas Aldeias do Xisto, destinos turísticos muito procurados durante todo o ano, mas que, ao mesmo tempo, podem cair no esquecimento. Aldeia das Dez, Benfeita, Fajão, Sobral de São Miguel e Vila Cova de Alva são as aldeias que fazem parte da Serra do Açor.

Interpass_Serra_Acor_05

Imagens © Direitos Reservados