Interpass - Albufeira - Algarve

Quase dispensa apresentações, pois é um dos locais do Algarve, e até do país, mais conhecidos e procurados por portugueses e estrangeiros. E o encanto de Albufeira está para além da praia e do mar, reside também no seu património histórico e cultural, expresso nos seus monumentos, na gastronomia e no artesanato, nas suas gentes e tradições.

Interpass - Albufeira - Algarve

Deixe-se, pois, levar pelos aromas, cores e sabores e explore esta bonita cidade algarvia. Baltum era a designação que os romanos lhe deram, mas há vestígios civilizacionais desde a Pré-História e antes deles por aqui passaram fenícios, cartaginenses e gregos. Mas o nome actual deriva do árabe Al-Buhera, que significa “pequena lagoa”, dado pelos mouros que vieram para fazer trocas comerciais e que aos poucos foram ficando até irem ocupando grande parte do território nacional. Com os muçulmanos chegaram novas técnicas agrícolas bem como plantas e instrumentos de que são exemplo as noras, o uso do adubo, as charruas.

Interpass - Albufeira - Algarve

Infelizmente, o grande terramoto de 1755 e consequente maremoto trouxeram grande catástrofe a Albufeira, e muitos dos edifícios rurais e habitacionais desses tempos foram completamente destruídos, chegando até aos nossos dias algumas peças que estão expostas no Museu Municipal de Arqueologia.

Interpass - Albufeira - Algarve

Ainda assim, é possível ver alguns vestígios do legado mourisco como o arco da Travessa da Igreja Velha, a Capela da Misericórdia, uma mesquita que foi transformada em capela no século XV, ou a Igreja de Sant’Ana cuja fachada tem traços árabes.

Interpass - Albufeira - Algarve

Aproveite ainda para entrar na Igreja Matriz e ver a imagem de N.ª Senhora da Conceição, a padroeira da cidade, e para visitar a Igreja de São Sebastião, de grande valor artístico e cuja sacristia foi convertida no Museu de Arte Sacra.

Interpass - Albufeira - Algarve

Vale a pena passear pelo centro histórico, descobrindo as suas ruas estreitas com casas de branco cal e talvez até sentido, como há quem o jure, o aroma a jasmim trazido dos jardins mouros do Norte de África.

Interpass - Albufeira - Algarve

Para os amantes da natureza, os percursos pedestres são uma excelente forma de ocupar o seu dia, enquanto conhece a zona e desfruta de belas paisagens. Alguns dos percursos assinalados incluem caminhos por zonas agrícolas, pela várzea e por áreas urbanas, como os percursos do Castelo, do Cerro de São Vicente e do Cerro Grande. Se pratica golfe, verá que ficará deleitado com os campos que aqui existem.

Interpass - Albufeira - Algarve

E para as famílias com filhos adolescentes, o Parque Radical é obrigatório. É considerado o maior parque da Península Ibérica e por aqui pratica-se toda uma variedade de desportos radicais, como patins em linha, BMX, skate, Freestyle, etc..

Interpass - Albufeira - Algarve

Neste dia reservado a Albufeira, a gastronomia não poderia ficar esquecida. Sendo uma cidade que reúne turistas de praticamente toda a Europa e mundo, a oferta é muito variada no que diz respeito às preferências culinárias de cada um. Todavia, a eleição será sempre a cozinha regional, onde o peixe é a estrela.

Interpass - Albufeira - Algarve

À semelhança de tantas outras povoações do país, o legado de outros povos faz-se sentir também na gastronomia algarvia em que a qualidade dos produtos da região enaltecem os pratos da cultura mediterrânea. Amêijoas na cataplana, xerém com conquilhas, atum de cebolada, milhos com carne, galinha cerejada, sopa de grão ou o frango da guia, são alguns exemplos.

Interpass - Albufeira - Algarve

Uma pequena amostra da riqueza que espera por si em Albufeira e tanto mais para ser desvendado, por isso, venha ter connosco e juntos planearemos a sua estada nesta cidade.

Interpass - Albufeira - Algarve

Imagens © Direitos Reservados