Interpass - Carvoeiro - Algarve

Se pretende viajar até ao Algarve, seja para fazer as suas férias ou para uma escapadinha, e se vai para a zona do Barlavento, então não deixe de visitar a simpática vila de Carvoeiro, no concelho de Lagoa.

Interpass - Carvoeiro - Algarve

Dedique-lhe um dia e descubra os encantos desta povoação de pescadores que soube adaptar-se aos tempos modernos e crescer sem perder a sua identidade nem prejudicar os recursos naturais que a rodeiam. Aliás, tem sido este equilíbrio que tem atraído estrangeiros e portugueses a estas paragens.

Interpass - Carvoeiro - Algarve

A fama de Carvoeiro vem de longe e já os romanos encontraram um refúgio na sua pequena baía abrigada e de águas calmas. Numa zona recortada de falésias e promontórios, e onde os ataques de piratas eram constantes, estas pequenas praias como a do Carvoeiro eram perfeitas para embarcar e desembarcar em segurança. De acordo com as evidências históricas, foi aqui que em 1544 a armada portuguesa comandada por D. Pedro da Cunha derrotou e destruiu a frota de Xarramet, um temível corsário turco que aterrorizava as embarcações de pesca e de mercadorias.

Interpass - Carvoeiro - Algarve

Chegado a esta pitoresca vila em que açoteias, janelas e platibandas estão pintadas de tons ocre contrastando com o branco luminoso das paredes das casas que salpicam a falésia, sugerimos que pela manhã dê um pulinho até à praia para divertimento de miúdos e graúdos.

Interpass - Carvoeiro - Algarve

O almoço é um óptimo pretexto para conhecer e deliciar-se com a cozinha típica da região e, como não poderia deixar de ser numa aldeia piscatória, o peixe e o marisco constituem o ponto forte, sempre fresco e de elevada qualidade. No que diz respeito a restaurantes, a oferta é variada e para todos os gostos e bolsas, como Le Crô Portugal, Mar d’Fora, A Galé, Villa Medici, O Pescador Benagil, Jardim do Farol, Casa Algarvia ou A Rede, para referir alguns.

Interpass - Carvoeiro - Algarve

Aproveite a tarde para espreitar a ermida da N.ª Senhora da Encarnação, o forte de N.ª Senhora da Conceição e o de São João de Arade e o Algar Seco, um dos mais conhecidos buracos (ou poços) existentes nas falésias. Pode ainda optar por um passeio de barco, que permite uma  fabulosa vista panorâmica sobre a costa, e explorar as grutas cuja entrada se faz apenas por mar. Outra forma de descobrir o Carvoeiro é fazendo a travessia de comboio entre esta vila e a Praia da Rocha.

Interpass - Carvoeiro - Algarve

No fim do dia, vai ver que vale bem a pena uma estada mais prolongada no Carvoeiro. Belas paisagens, clima ameno, bons campos de golfe, boas infraestruturas e manutenção das tradições, bem como a hospitalidade dos seus habitantes, são os ingredientes certos para fazer deste o seu próximo destino de férias.

Interpass - Carvoeiro - Algarve

Não hesite e venha ter connosco para saber mais sobre o Carvoeiro.

Imagens © Direitos Reservados