Interpass - Islantilla

Todos os anos, pessoas de todo o mundo chegam a este paraíso plantado no sul de Espanha procurando descansar na sua praia de areias finas e douradas e de águas límpidas e calmas. Mas talvez poucos saibam que Islantilla se localiza numa zona de grande referência histórica: foi destas paragens entre Isla Cristina e Huelva que partiram as embarcações de Colombo em direcção ao Novo Mundo.

Interpass - Islantilla

Embarque também nesta aventura e venha passar um dia a Islantilla, onde o clima privilegiado, o ambiente natural e a visita a locais históricos o encantarão.

Interpass - Islantilla

Como não poderia deixar de ser numa instância balnear, a praia é visita obrigatória, mesmo que breve. Possuidora de um extenso areal de cerca de 1600 metros de cumprimento, que mais não é do que uma sequência de pequenas praias ligadas entre si, Islantilla tem sido distinguida internacionalmente pela qualidade das águas e do areal, bem como pela forma exemplar como tem sabido preservar o ecossistema da região.

Interpass - Islantilla

E graças a esta gestão equilibrada da oferta turística e dos recursos naturais, Islantilla torna-se o local ideal para os praticantes dos desportos náuticos, para os adeptos do golfe e para os amantes da natureza. São disso exemplo o afamado campo de golfe, os percursos pedestres ou de bicicleta por áreas e aldeias rurais, as caminhadas pela Paisagem Natural de Marismas de Isla Cristina, onde poderá visitar um moinho convertido em ecomuseu, ou pelo mágico Parque Nacional de Doñana, de enorme beleza.

Interpass - Islantilla

Para quem não dispensa o património histórico, sugerimos a visita a alguns pontos de interesse nas mediações de Islantilla, como a Igreja de los Dolores na Isla Cristina, a sala mudéjar da Câmara Municipal de Redondela, a Capela de São Cristóval e a Igreja Paroquial de São Domingo de Guzmán, ambas em Lepe.

Interpass - Islantilla

O folclore e a cultura popular são outras das grandes atracções da região. São festividades, romarias e feiras comemoradas ao longo de todo o ano, começando logo pelo carnaval de Isla Cristina, um dos mais antigos de Espanha. Uma das tradições mais mágicas é a comemoração do solstício de Verão feita na praia de Islantilla: na noite de São João, são acesas fogueiras, há música e presta-se homenagem a Nossa Senhora do Carmo, a padroeira dos homens do mar.

Interpass - Islantilla

Neste dia em Islantilla, a gastronomia não pode ficar de fora e há muito para regalo do palato. A cozinha da região é em tudo o reflexo da alegria das suas gentes e do ambiente, caracterizando-se pela fusão entre produtos da terra e do mar. O peixe e o marisco, os frutos vermelhos e as bagas e o presunto das montanhas são os grandes protagonistas e dão origem a verdadeiros manjares dos deuses. São famosos os camarões brancos, o atum e as amêijoas, as salsichas de sangue, as sardinhas em molho de pimenta ou o guisado de espadarte. Da doçaria destaca-se o bolo de Páscoa de Bonares ou as cocas de Lepe, um doce à base de amêndoas.

Interpass - Islantilla

As escolhas são variadas para passar um dia em cheio em Islantilla, pelo que venha ter connosco para saber mais sobre a cidade.

Interpass - Islantilla

Imagens © Direitos Reservados