Interpass - Viena - Áustria

Deitada nas margens do rio Danúbio, Viena, no seu esplendor de tradição imperial e cultural, envolve com o seu ambiente animado, desde os cafés ao património histórico. A cidade que acolheu artistas e intelectuais, de Mozart a Beethoven e Freud, espera também por si.

Interpass - Viena - Áustria

Em virtude da sua localização central no mapa da Europa, Viena tornou-se uma rota de elevada importância para pessoas e bens já desde os romanos, que a chamavam de Vindobona, e terá sido elevada a cidade em 881, altura em que datam os primeiros documentos oficiais. Mas foi a partir do século XV, quando a cidade se tornou a residência dos Habsburgo e capital do Sacro Império Romano, que Viena cresceu e floresceu como centro das artes, da música e da ciência.

Interpass - Viena - Áustria

A arquitectura de Viena tem muito marcada o estilo barroco, mas o centro histórico, classificado pela UNESCO como património mundial, apresenta-se como um conjunto urbano de épocas diferentes, um dos mais belos da Europa. Da época medieval e tão característico do gótico, a Catedral de São Estêvão, ou Stephansdom, parece erguer-se até ao céu. Como exemplos do barroco estão a Karlskirche, a Igreja de São Carlos, considerada uma das mais belas da cidade, e o palácio Schönbrunn. E já no modernismo, eis a Ringstrasse, a avenida que marca a mudança na forma como se pensava o planeamento urbano.

Interpass - Viena - Áustria

Numa cidade com um legado tão rico, muito há para ver e visitar, embora um fim-de-semana se esgote rapidamente. Sugerimos que explore as ruas, deixando-se levar pela atmosfera dos famosos cafés e dos heurigen, as tabernas à moda da Áustria. Passe pela Karlplatz, a praça considerada como o coração de Viena, e pela Kartner Strasse, uma rua fechada ao trânsito cheia de lojas.

Interpass - Viena - Áustria

Aproveite a proximidade e visite a Catedral de Viena, do período românico, a Ópera de Viena, cujo edifício foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, e a Peterskirch, ou igreja de São Pedro, cujos detalhes no interior são impressionantes. Se gosta de deambular por jardins, dê um passeio pelo Volkgarten.

Interpass - Viena - Áustria

Por todo o lado encontrará cafés e restaurantes cujo ambiente é acolhedor e simpático, propício para provar a cozinha tradicional. É a oportunidade de provar a verdadeira apfelstrudel, a tarte de maçã mais conhecida do mundo, ou o goulash vienense. Os doces são um dos fortes da gastronomia, tal como acontece em Portugal, e o leque é diverso e igualmente delicioso: os vanellekipferl, biscoitos de baunilha com nozes, amêndoas ou avelãs; o crepe palatschinken, o buchteln e o sachertorte, respectivamente pão e bolo de chocolate, ambos recheados de compota de damasco.

Interpass - Viena - Áustria

Se faz questão de visitar alguns espaços culturais, então sugerimos o Palácio de Hofburg. Com uma estrutura gigantesca, a sede do poder imperial alberga hoje em dia o palácio em si, a Biblioteca Imperial, a Escola de Equitação Espanhola e o Museu Sisi, dedicado à imperatriz Isabel de Áustria.

Interpass - Viena - Áustria

E claro, a Maria Theresien Platz e o MuseumsQuartier, o “bairro dos museus”, nome que ficou conhecido por ser a área da cidade com a maior concentração de museus, todos em edifícios de majestosas dimensões. Aí encontrará o Kunsthistorisches Museum, de Belas Artes, que aloja a maior colecção do mundo de obras de Bruegel; o Museu Leopold, onde está uma das maiores colecções de obras do pintor Egon Schiele; o Museum Moderner Kunst, de Arte Moderna; o Architekturzentrum, de arquitectura; o Museu Liechtenstien, que possui uma belíssima colecção de jóias barrocas; e o Naturhistorisches Museum, de História Natural.

Interpass - Viena - Áustria

Certamente, o encanto da cidade vai seduzi-lo até mais não e vai querer voltar. Entre em contacto connosco  para planear esta fuga a Viena e as próximas férias nesta cidade.

Interpass - Viena - Áustria

Imagens © Direitos Reservados