Oia, Santorini

Em Setembro, uma das viagens que queremos mostrar-lhe é a Santorini, o destino mais popular na Grécia em tempos quentes. Há com certeza poucas cidades no mundo que combinam tão bem tudo o que precisamos para que a nossa viagem seja perfeita: praias de fazer cair o queixo, paisagens indescritíveis, águas cristalinas e feitas daquele azul tão característico do Mediterrâneo, restaurantes divinais e muito provavelmente alguns dos melhores vinhos do globo.

Interpass_Santorini_01

Santorini é constituída por um grupo de ilhas, Thíra, Thirassiá, Asproníssi, Palea e Nea Kaméni. Estas ilhas formaram-se há milhares de anos graças a actividade vulcânica intensa e, hoje em dia, a cratera resultante de todos os colapsos de terra é uma das principais zonas de Santorini, a Caldera.

Interpass_Santorini_03

Em Santorini parte-se em busca de amor, sobretudo. Romântica e perfeita para os casais mais apaixonados, Santorini vangloria-se por ter o pôr-do-sol mais bonito de sempre e as mais inesquecíveis paisagens. Firá é a pitoresca capital de Santorini e localiza-se numa das extremidades de Caldera, bem lá no alto. Quase parece uma pintura, dizem. Juntamente com Oia, Imerovígli e Firostefáni, faz parte da chamada “sobrancelha da cratera”, a varanda de Santorini, pois é a melhor vista sobre o vulcão e o mar.

Interpass_Santorini_04

Por fim, mas sem descrédito, falemos da experiência gastronómica que é visitar Santorini. Os produtos tradicionais da região variam entre os tomates cherry e favas, produtos que tão bem conhecemos, mas também “hloró tyrí”, um queijo de cabra fresco muito típico da olha. Os vinhos são igualmente divinais, pois as vinhas são cultivadas em solo vulcânico, o que confere aos vinhos um aroma singular. Algumas das vinhas mais produzidas são Assyrtiko, Athyri, Aidani e Mantilaria. Curiosos para experimentar?

Interpass_Santorini_05

Imagens © Direitos Reservados