Interpass - Ilha do Sal - Cabo Verde

Um dos destinos mais populares do arquipélago de Cabo Verde, a Ilha do Sal é terra de morabeza, de gente simpática e hospitaleira, onde a tranquilidade impera durante o ano inteiro.

Interpass - Ilha do Sal - Cabo Verde

Em tempos coberta por um vasto manto verde, tal como todas as outras ilhas, hoje a Ilha do Sal é a mais árida de todo o arquipélago, relembrando os demais que está na mesma latitude que o deserto africano do Sara. Mas nem por isso a paisagem deixa de fascinar quem visita e as praias de areais imensos e águas cristalinas fazem com que pareça um verdadeiro paraíso em terras planas e desprovidas, a olho nu, de beleza.

Interpass - Ilha do Sal - Cabo Verde

Mas as características positivas da Ilha do Sal vão muito para além disto, já que é possível praticar um sem número de desportos aquáticos, passeios de barco, mergulho e ver os pescadores locais na faina diariamente. Aqui não há grandes aglomerados de pessoas no areal e é fácil usufruir do silêncio e da calma à beira-mar.

Interpass - Ilha do Sal - Cabo Verde

Descoberta em 1460 pelo navegador português Diogo Afonso e pelo genovês Antonio di Noli, ficou conhecida por Llana, mas passou a chamar-se Sal devido à exploração de sal. Em 1804, foi Manuel António Martins, administrador e governador colonial, que iniciou esta exploração em Pedra Lume. Foi também ele que fundou a povoação de Santa Maria, inicialmente denominada Porto Martins. Em 1919, o comércio na ilha voltou a brotar com a compra das salinas por parte da sociedade Salins du Cap Vert, e pessoas oriundas de outras povoações e ilhas começaram a chegar ao Sal para aqui poderem trabalhar. Ainda hoje é possível ver os instrumentos e maquinarias utilizados nessa altura para peneirar e pulverizar o sal.

Interpass - Ilha do Sal - Cabo Verde

Só nos anos 60 o Sal viria a tornar-se um destino turístico, muito graças a um casal belga que ali se instalou por causa do clima e questões de saúde. Construíram uma casa de férias em Santa Maria e, mais tarde, passaram a acolher as tripulações das companhias aéreas que faziam escala no Sal. Esta viria a tornar-se a primeira unidade hoteleira da ilha, o Hotel Morabeza, considerado, por muitos, o «berço do turismo em Cabo Verde».

Interpass - Ilha do Sal - Cabo Verde

Nos dias que correm, o Sal já dispõe de alguns hotéis e resorts interessantes para toda a família ou para uma escapada romântica, bem como restaurantes que servem o peixe e o marisco mais frescos que pode encontrar onde quer que seja. Experimente a lagosta na brasa ou a cachupa, mas não se esqueça de provar o grogue, uma aguardente de cana muito típica de Cabo Verde.

Interpass - Ilha do Sal - Cabo Verde

Na sua viagem pela ilha, para além de aproveitar as praias vastíssimas, não deixe de visitar as salinas de Pedra Lume, situadas na cratera de um antigo vulcão, onde pode tomar um banho relaxante e, para muitos, rejuvenescedor. Tanto o Olho Azul como a Buracona são piscinas naturais, cada uma com as suas características especiais, mas ambas donas de uma beleza indescritível.

Interpass - Ilha do Sal - Cabo Verde

Fale connosco e aventure-se na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Interpass - Ilha do Sal - Cabo Verde

Imagens © Direitos Reservados